Buscar

Evento da Abiesv sobre Branding terá palestras e oficinas práticas para varejistas

Com formato inovador, o 32º Backstage do Varejo, que acontece nesta terça-feira (8/10), possibilitará aos participantes passar pela experiência de trabalhar na construção de uma marca

Com os objetivos de mostrar como a marca é relevante na escolha do consumidor, na estratégia de diferenciação no mercado e para permitir engajamento e experiências únicas, é que acontece o 32º Backstage do Varejo, com o tema ‘Branding’, uma realização da Abiesv, com os patrocínios da Omega Light e da Lemca Iluminação. O evento, que terá formato inovador e proposta interativa, acontece em uma manhã, das 8h00 às 12h30, na FAAP / Business Hub (rua Alagoas, 903, portaria G1).

“Vamos inovar, aproveitando inclusive que o tema facilita está nova proposta e usar de mais criatividade”, conta a consultora estratégica de varejo e branding Ana Costa, diretora acadêmica e de conteúdo da Abiesv e curadora do encontro. Serão quatro palestras, e as oficinas, nas quais os varejistas construirão um negócio ancorados na gestão de marca. Os participantes estarão divididos em grupos de seis, de segmentos variados. Cada grupo terá um tutor responsável, especialistas em várias áreas. Depois, os grupos apresentarão ao público o resultado gerado nessa experiência.

“Os varejistas farão um projeto, ajudados por mentores. A ideia é que a discussão e compartilhamento de problemas e soluções gerem insights valiosos e novas perspectivas para os participantes”, explica Marcos Andrade, presidente da Abiesv, CEO da Expor Manequins e que será um dos tutores de grupo no encontro, na área de estratégia de negócios. “O evento terá mais interatividade, será mais dinâmico e estaremos em um ambiente que inspira criatividade, a área de Business Hub da FAAP. Estamos inovando, ousando e esperamos que os participantes tirem o melhor proveito”.

Para Iara Biscegli Jatene, fundadora e conselheira da Abiesv e arquiteta e sócia-diretora da A6 Arquitetura + Design, o tema do evento é de extrema importância nos dias de hoje. “Uma marca bem construída é fundamental para o sucesso do negócio. Uma estratégia bem montada terá uma solução mais assertiva”. Segundo Iara, que será uma das tutoras do evento na área de arquitetura do varejo, tanto o trabalho do varejista quanto do profissional envolvido, seja de qual área for, precisa ser integrado, ter um objetivo claro para se alcançar sucesso na formatação de um negócio. “E acredito que o evento deixará isso muito claro”, conclui.

Conteúdo

Ana Costa explica que hoje a maior discussão é por que comprar de uma ou de outra marca? E a resposta é simples: por uma questão de identificação. “As gerações Y e Z, compradoras com poder aquisitivo, querem marcas que tenham um propósito, e que este propósito não seja puramente financeiro”. No evento, serão apresentados uma média de cinco cases de marcas que constroem as suas estratégias de negócio totalmente voltadas para a necessidade do cliente.

O Backstage do Varejo terá, entre as palestras: ‘O Conteúdo na era digital é a diferença entre se reinventar ou estagnar sua marca’, de Marcelo Santaniello, Chief Product Office da Nexusvr. “Falarei sobre a velocidade dos conteúdos, as tendências. Basicamente abordando as tribos que se formam e vão para os conteúdos que mais as atraem. As tribos sempre existiram, mas estão mais segmentadas do que nunca, ainda, pela diversificação de informação”. Santaniello abordará os temas conteúdo e canais. “Hoje conteúdo é o que faz o mundo girar e canais diversificam, canalizam e fidelizam. E tudo isso impacta na forma que se vivencia a marca. O consumidor tem que ter afinidade, identidade e experiência com a marca”, afirma.

Já Leonardo Koboldt, sócio e diretor de criação da consultoria Gad’, também curador do evento, falará sobre ‘A atmosfera das marcas’, a partir da relevância e da tangibilização que as marcas conseguem, da coerência da sua atmosfera. “Pretendo colocar a importância, neste mundo em transformação permanente, da construção de atmosferas completas e harmônicas para as marcas e seus públicos. O alinhamento do propósito, da linguagem e da experiencia define a linguagem física. Deve também alinhar seu comportamento no ambiente digital, de forma a tornar clara e única a sua proposta de valor”, conta Koboldt. Com relação ao processo para criação de marca, o especialista diz: o consumidor é ponto de partida e chegada deste processo. “Cuide e entenda dos seus clientes e seja proativo a suas demandas, pense sempre na construção de relacionamentos e experiencias relevantes com eles”.

Leonardo Koboldt Araujo

Também como palestrante está Maria Travitzki, que dissertará sobre ‘Brandfulness: para viver a era plenitude das marcas com causa e coragem!’. Segundo Maria, os novos desejos que direcionam escolhas e definem comportamentos são: encontrar a verdade, consumir de forma consciente e alcançar o bem-estar social. ¨Vivemos um novo momento das marcas, pressionadas pelo consumo consciente e a demanda por ações de impacto socioambiental e propósito inspirador, sendo assim o investimento em branding pressupõe uma estratégia holística pensando em todos os públicos (interno e externo), segmentando a comunicação e facilitando a jornada de consumo. É preciso criar uma estratégia integral, coerente com os desejos e demandas e competitiva neste mercado mutante. Investir em um diagnóstico inicial talvez seja um grande diferencial para novas marcas ou novos caminhos”. E a especialista faz a pergunta: “Quais marcas estão preparadas para viver e comunicar sua plenitude na era Brandfulness?”.

Valéria La Terza, arquiteta da LAB Arquitetos, explica que em sua palestra ‘Identidade Arquitetônica’: abordará o processo de criação e desenvolvimento de um projeto e como transformar e materializar um trabalho de branding em uma identidade arquitetônica para os clientes de varejo. A LAB é responsável por projetos como da Nike, Bar do Cofré, Mocotó Café, entre outros.

Aos interessados em participar do evento, inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/32o-backstage-do-varejo-tickets-73162885159. Associados e varejistas têm entrada VIP e para não associados o valor é R$ 100,00. Mais informações com Janaina Botelho no secretaria@abiesv.org.br ou pelo tel.: 5548-7124 ou com Lourival Santos no comercial@abiesv.org.br ou pelo cel.: 99353-8828.

O evento tem os apoios da LedWave, Immergut Mobiliário, Associação Brasileira de Franchising – ABF, Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, Associação Comercial de Campinas – ACIC e Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Curadora

Ana Claudia Costa – Graduada em Gestão Estratégica de Moda, MBA em branding, pós em trade mkt, pós em Neromkt, especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento de consumo, Master em Pool hunting. Ministra aulas e palestras em comportamento do consumidor, gestão de PDV, trade e shopper mkt, tendências de varejo e environment design.

Palestrantes

Leonardo Koboldt Araujo (também curador do evento) – Arquiteto, sócio e diretor de criação da GAD’, consultoria com foco na construção e gestão de marcas. Especialista em desenvolvimento dos ambientes das marcas, nas áreas de arquitetura comercial e corporativa, e em sistemas de sinalização e soluções de visual merchandising a mais de 35 anos. Coordenou importantes e premiados projetos nacionais e internacionais em variados segmentos corporativos e de varejo.

Marcelo Santaniello (também tutor no evento) - Chief Product Office da Nexusvr, empresa que atende o mercado no desenvolvimento de tecnologias disruptivas em sistemas interativos. Com atuação em áreas distintas, sempre identificando as demandas e projetando soluções sob medida, que atendam as expectativas dos usuários. Engenheiro químico, com especialização em marketing, mais de 25 anos no mercado SVA, operadoras de telefonia e produtos e mercado mobile (SMS, WAP, PUSH, Games, etc). Relacionamento estreito com universidades, incubadoras, operadoras de telefonia Móbile, fabricantes de hardware, integradores, importadores, e fabricantes de produtos eletrônicos (CMs) de ponta, desenvolvedores e integradores nacionais e internacionais. Acelerador do mercado Mobile – Organizador do PDASHOW (2 anos), KioqueMidiaShow (1 ano) e Mobile Estrategies Forum (9 anos), eventos no mercado de mobile corporativo e consumer. Como empreendedor foi sócio-fundador da Dynamicas Soluion, midia indoor e Mowa soluções corporativas mobile Nexusvr. Foi responsável pelo plano de fusão da Mowa com grupo espanhol Soluziona. Sócio-fundador da Mowa-Mobile Wireless Aplications (conteúdo CBF na Copa). Implementador na utilização dos conceitos de hyper-action e trans-midia, neuro marketing e efeito Wow.
Valéria La Terza – Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, em 1996. Atua na área de projetos de arquitetura e já trabalhou com projetos de diferentes escalas. Membro do escritório LAB Arquitetos, fundado em 2002, pelos Arq. Marino Barros e Rodrigo Leopold. Desenvolveu mais de 1800 projetos, a maioria na área comercial e de varejo, entre os quais estão os de expansão das farmácias Raia Drogasil em território nacional, a expansão de lojas da Nike Inc no Brasil, e a reformulação das lojas do Natural da Terra/Hortifruti. Foi professora do curso de design de interiores, da Panamericana Escola de Artes e Design, ministrando aulas de desenvolvimento de projetos comerciais e varejo, entre 2014 e 2018.

Maria Travitzki -- Publicitária, formada em Buenos Aires, com trajetória de mais de 20 anos no marketing de grandes empresas, atuando no mercado nacional e latino-americano, como Telefônica, RealMedia e VF Corporation (Vans, Kipling, The North Face, 7 For all Mankind e Wrangler). Cria e lidera campanhas de engajamento, cultura com propósito e projetos de plataformas mobiles e multilearning para a nova realidade do aprendizado fragmentado e treinamento constante. É uma das fundadoras da Perspect, agência de branding estratégico, marketing e comunicação, criadora do conceito Brandfulness.

Tutores

Alessandra Andrade - Elaboração dos pitchs

Coordenadora da FAAP Business Hub, a executiva está à frente da área de empreendedorismo e inovação. Na Associação Comercial de São Paulo – ACSP está no 2º mandato como vice-presidente. Formada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão de Mercado de Luxo pela FAAP, possui as seguintes especializações: Educação Empreendedora pela Babson School, Liderança e Governança Coorporativa pela London School of Economics e Pós-MBA em Formação Avançada para Conselhos de Administração – ABPW pela Saint Paul Escola de Negócios.

Marcos Andrade - Estratégia de negócios

Concede palestras nacionais e internacionais sobre temas que permeiam sua ampla vivência no varejo: Manequins, Moda, Empreendedorismo, Franchising, Serviços e Industrial. Presidente da Abiesv; CEO Expor Manequins, maior empresa de manequins da América Latina e “Pequena Notável” da Forbes 2016; MIT Certified Fashion Geek, Massachusetts Institute of Technology Sloan School; eleito Personalidade do Ano 2015 pelo Retail Design Institute, Capítulo Brasil; vice-presidente Asociación Latinoamericana de Visual Merchandising; conselheiro da SBVC - Sociedade Brasileira do Varejo de Consumo; conselheiro CONIN - Conselho da Inovação da ACSP - Associação Comercial de São Paulo; membro da Diretoria Executiva Estadual do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; diretor do Departamentos da micro, pequena, média indústria e StartUps e de Competitividade da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Iara Jatene – Arquitetura de varejo

Graduada pela Faculdade de Arquitetura FAU USP, comanda há mais de 30 anos, com Solange Renault, a A6 Arquitetura + Design, primeira empresa especializada em varejo no Brasil, que se consolidou na criação de Conceito e Identidade Visual para as mais diversos segmentos de operações de varejo. A principal marca da empresa é a constante pesquisa e atualização. A A6 atende clientes de vários segmentos do varejo como: Preçolândia, Supermercados Angeloni, Walmart, Cencosud, Armarinhos Fernando, Dog’s Day, Cromus, Park Idiomas, Grupo Algar, entre outros. Iara também é membro fundadora e conselheira da Abiesv e membro fundadora da RDIBrasil. Conselheira do Conselho Municipal de Políticas Urbanas da SMUL-PMSP.

Marcelo Morgado – Designer gráfico

Designer Gráfico com 20 anos de carreira, formado em Publicidade pela UNIP, com especialização em Design e Inovação de Embalagem pela ESPM. Já foi jurado de importantes prêmios de Design e PDV, como Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio POPAI, Prêmio Apas Show e Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design. Desenvolveu projetos para o Grupo Santander, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart Brasil, Grupo Saint-Gobain, Heineken Brasil, PremieRpet, entre outros. Em sua trajetória já conquistou 11 premiações, entre eles 2 internacionais.

Andrew Suplicy – Consultor estratégico de expansão

Consultor especializado em atender empresas do setor de varejo e serviços que buscam ganhar escala de expansão de forma ágil, assertiva e consistente. Trinta anos de experiência no setor, exercendo funções de liderança nas áreas de Expansão Territorial, Projetos de Lojas, Engenharia e Obras, Gestão de Patrimônio e Gestão de Marketing Estratégico, para empresas multinacionais líderes de mercado. Na área de Expansão Territorial, sólida experiência em Planejamento Estratégico, Estudos de Novos Mercados, Desenvolvimento de Novos Modelos de Negócio e Gestão e Execução dos projetos. Como membro Diretor do Comitê Executivo, participou do processo de estruturação e arranque das operações da rede de Supermercados DIA% no Brasil Engenheiro Mecânico formado na FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado. Diplomado em Design Thinking e Design para Inovação pela EISE – Escola de Inovação em Serviços e Echos – Escola de Design Thinking.



Marcos Marrone – Diretor de design

Em 1990 fundou a Design Novarejo, escritório especializado no desenvolvimento de conceitos de ambientes comerciais com ênfase em design, layout, desenvolvimento de mobiliários especiais, arquitetura de interiores e merchandising. É bacharel em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela FAAP. Faz parte do grupo diretivo no RDI - Retail Design Institute, Conselheiro na Abiesv. Palestrante em diversos eventos de varejo. Participa anualmente de feiras internacionais de varejo, Euroshop, NRF e Global Shop, entre outras, dando suporte técnico ao grupo de executivos da área. Experiência de mais de 35 anos no setor de Varejo, vivenciados inicialmente na gestão de projetos, especiais no Grupo Pão de Açúcar e na Tend Tudo, ex-divisão de homecenter da Alcoa. Nos 29 anos em que está à frente da Design Novarejo, realizou junto com seu sócio e equipe multidisciplinar, projetos para as principais redes varejistas nacionais e internacionais.



Serviço:

Backstage do Varejo – ‘Branding

Data: 8/10, das 8h00 às 12h30

Local: FAAP / Business Hub – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Postar um comentário

0 Comentários