terça-feira, 8 de outubro de 2019

Kawahara Takano Retailing assina projeto inovador de nova loja da Riachuelo

Nova loja da rede, com 2.700 m2, no Shopping Morumbi (SP/SP), traz cenografia e experiências que encantam os clientes

A Kawahara Takano Retailing, escritório brasileiro de arquitetura de negócios, com uma história de sucesso internacional, é responsável pelo conceito criativo de store design e visual merchandising da Nova Loja Riachuelo, que inaugurou recentemente, no Shopping Morumbi. “A palavra de ordem do projeto é experiência imersiva de marca. Criamos algo nunca visto antes em uma loja de departamento. Cristalizamos experiências que ficarão gravadas na memória afetiva dos clientes. É um novo ponto de partida para a Riachuelo e um novo conceito que será um marco também para o Shopping Morumbi”, afirma Julio Takano, CEO da KT Retailing, que faz projetos para o departamento de varejo do Grupo Guararapes Confecções, há mais de 23 anos.


Com vários painéis de LED, telões, artes e interatividade, “a loja é um marco para a história da Riachuelo”, conta Elio França e Silva, diretor Executivo e Corporativo de Marketing da rede de lojas. “Fazia tempo que desejávamos ter uma loja no Shopping Morumbi. E ao fecharmos negócio, tivemos o compromisso desafiante de apresentar um projeto inovador”. Segundo Silva, por este motivo resolveu chamar a equipe de Julio Takano, com o objetivo de ter uma loja disruptiva, um ambiente completamente diferente, com novos códigos de VM. “Já temos uma longa história com o Takano, outros trabalhos já foram realizados e acreditamos plenamente desde o início de que este projeto atingiria os objetivos”.

A começar pela fachada, a loja chama muito a atenção dos milhares de clientes que passam na frente, pois foram instalados, no piso da entrada e nos pórticos laterais, painéis de LED, que refletem no teto de alumínio composto preto polido, dando a sensação de duplicação do pé-direito da loja. Ao entrar, o consumidor fica encantado com a cenografia, produzida em parceria com o arquiteto cenógrafo Pedro Alcântara. Elementos cenográficos, nas áreas das modas feminino, masculino e infantil, contam as histórias das produções das peças: etapas de corte, tecido, tingimento, processo de fabricação e de costura, entre outros.

A área ‘Riachuelo Pop’, conhecida como mundo GEEK, exclusiva para licenciamentos de moda adulta, feminina e masculina, é um espetáculo à parte. Bonecos, do tamanho de humanos, do Batman, Mulher Maravilha e outros se destacam ao lado de produtos dos Simpsons, Mickey, Rei Leão e Friends, etc. Além de um projetor que reflete imagens de desenhos destes personagens em uma camiseta e em duas telas, uma horizontal e outra vertical. Para completar o charme da área, pendurado no teto, 500 gibis, chamados de ‘voadores’, estão com suas páginas abertas e esvoaçantes.

Em outro espaço de moda, Croquis no alto da parede, com desenhos artísticos de roupas, contam um pouco da história das coleções próprias da marca ao longo dos anos. E ao lado, também no alto da parede, 24 rolos de fios nas cores amarelo e laranja, remetem a um quadro de pintura viva da marca. “A ideia de toda cenografia da loja é mesmo contar a história da Riachuelo. A empresa produz todo o processo, desde o fio, malha, pintura, corte, tingimento, modelagem...O objetivo é contar tudo isso visualmente, envolvendo a tecnologia e o artesanal próprios da loja”, conta o cenógrafo Pedro Alcântara.

A nova loja também oferece interação e experiências, que atraem e surpreendem os clientes. Na área de customização e de ateliê para eventos, tecidos coloridos pendurados no teto dão um tom de arte e alegria ao ambiente, onde o cliente tem a possibilidade de escolher estampas para serem impressas nas camisetas e cintos, a partir de um catálogo com vários itens ilustrativos. Neste espaço, a proposta, ainda, é que aconteçam workshops de moda e costura, com estudantes e digital influencers, como uma forma de promover ativação da marca, produtos e serviços.

Outra inovação da marca são os provadores masculino e feminino que, pela primeira vez na história da Riachuelo, serão juntos, não terão mais a separação por sexo. O ambiente é baseado em clima mediterrâneo, a área tem piso de madeira, decoração de tijolos e teto pergolado de madeira. “A intenção é que o espaço seja aconchegante e dê uma sensação de relaxamento”, explica Takano. Os provadores têm luzes para três momentos do dia e, em breve, os clientes poderão consultar cores disponíveis dos produtos e solicitar novos itens.

Na área dos caixas, também, tem um icônico painel de LED, de 17,5 m de comprimento e 2,00m de altura com campanhas da marca. Outra área diferenciada é o espaço Riachuelo online, com monitores para que os consumidores, que não acharem algum item de interesse, ou a numeração, ou a cor desejada na loja física, possam adquirir e receber em casa com frete grátis ou retirar em uma outra loja, além de uma área com Wi-Fi de alta velocidade e espaço para carregar celular e computador.

Tudo é novo -- No ‘Moda Casa’, agora chamado de “Casa Riachuelo”, o ambiente é bem clean, inspirado em uma atmosfera mediterrânea, com cores suaves em tons de cinza, e utilização de muita madeira no mobiliário. O piso é de porcelanato com textura de bambu instalado na forma de espinha de peixe e o teto sem forro de gesso, deixa tudo aparente. Mas o charme está mesmo nas vitrines interativas. Como não são fechadas pelos tradicionais vidros, o cliente pode entrar e interagir com o produto que quiser ver mais de perto. E o teto da área dos caixas é decorado com 62 cestos de bambu transformados em luminárias.

“Esta loja é um projeto de investimento que durou em média um ano, onde cada detalhe foi muito pensado. A Riachuelo tem 70% de sua confecção de fabricação própria. É uma empresa 100% nacional e que gera 40 mil empregos no País. A intenção foi trazer toda essa história e força do grupo no Brasil para a percepção do consumidor”, conta Marcella Kanner, gerente de marketing da Riachuelo.

O trabalho da KT Retailing foi desenvolvido junto com a equipe de VM da Riachuelo, e dirigiu, também, o projeto de iluminação, realizado pelo arquiteto Rafael Leão.

Sobre a KT Retailing (https://www.ktarq.com.br/)

Arquitetura de Negócios, a arte de cristalizar indulgências. Fundada em 1992, a Kawahara | Takano Retailing, com nossa visão estratégica em Arquitetura de Negócios, promove a integração das áreas de Marketing, Produtos, Operações e Ponto de Venda, para conceituar espaços comerciais com a mais altas rentabilidades por m2 nos segmentos de varejo onde atuam na América Latina e Europa. Construíram sólida reputação auxiliando clientes na construção de marcas icônicas, promovendo grande reposicionamento estratégico e cristalizando indulgências no ponto de venda para tangibilizar espaços comerciais verdadeiramente memoráveis, criando experiências sensoriais que simulem “10 minutos de férias por dia”. São uma equipe de criação de negócios multidisciplinar composta por Arquitetos, Designers, Artistas Plásticos, Visual Merchandisers,

Estrategistas e Investidores; saem da caixa para desenvolver Arquitetura de Negócios, criando lojas e transformando consumidores em fãs das marcas. Entre elas destacam-se os cases da Hering cujas ações subiram nos últimos 10 anos 908% partindo de uma plataforma de 64 lojas, em 2006, para 800 lojas, em 2018. O primeiro conceito KT Retailing exportado foi em 2006, com o desenvolvimento da loja Hering no Uruguai e posteriormente América Latina.

A maior rede de franquias de cosméticos do mundo O Boticário teve assinatura KT Retailing com a criação do conceito “Beleza 365 dias do ano” transformando 1000 lojas das 4000 existentes. Também desenvolveu projetos para grandes marcas como a TStore, da fabricante Tramontina (Brasil, Chile, Bolívia, Peru, Colombia, entre outros), Petz, TAM Airlines, Walmart, Artex, Telhanorte, Clube Morena Rosa, Leveros, Mobly e Lowe’s México entre outras de segmentos diversos.