segunda-feira, 11 de novembro de 2019

O sucesso depois do fracasso: a história de dois irmãos que insistiram no empreendedorismo

Em 2009, os irmãos Luiz Felipe e Luiz Sérgio Costa resolveram empreender, e abriram uma franquia de fast food. Mas, infelizmente, esta primeira experiência não foi positiva. O investimento causou um prejuízo de cerca de R$ 700 mil nos primeiros 18 meses de funcionamento. Foi assim, em meio a dívidas, que surgiu, em 2010, o Billy the Grill, rede de restaurantes criada pela dupla.


Os dois aproveitaram as lições para recomeçar o negócio, deixando de ser franqueados para serem franqueadores. “Nós não tínhamos experiência e nem fizemos pesquisa de mercado antes de abrir a franquia. Como não tivemos suporte adequado, cometemos muitos erros e acabamos no prejuízo. Então, passei a estudar sobre negócios, fiz pós-graduação e alguns cursos. Acabamos desistindo, mas aproveitamos o que tínhamos para criar nosso restaurante”, conta Luiz Felipe Costa, fundador do Grupo Alento Franchising, franqueadora do Billy The Grill.

Hoje, o Billy the Grill conta com 41 lojas no Rio e o objetivo é chegar a 50 até o fim do ano, contando com a expansão para São Paulo. A marca foi pioneira na oferta de churrasco na pedra, garantindo o aquecimento da refeição do início ao fim. O novo projeto reforça de forma mais realista o conceito de velho oeste no ambiente e menu, que trazem a atmosfera de “confort food" - com uso de madeira rústica, papel antigo, cactos e ripas de caixote, além de paredes vivas (artificiais) que remetem ao frescor da comida feita na hora. A rede de restaurantes tem como atuação principal as praças de alimentação em shopping centers e, ao ano, mais de 2 milhões de clientes atendidos, 1,4 milhões de pratos vendidos, 333 mil unidades de churrascos vendidos na pedra mais de R$62 milhões vendidos ao ano.

Eles não pararam por ai...

Em 2014, 4 anos após a inauguração do Billy The Grill, os irmãos apostaram em uma nova marca: o Vizinhando Botecagem de Raiz, que ficou conhecido pelos seus tradicionais espetinhos, um clássico das ruas cariocas. O empreendimento já conta com 15 unidades no RJ e SP e em sua nova versão ganhou características de bares bem tradicionais, onde os clientes podem juntar a mesa com o amigo ao lado, ao bom estilo "vizinho", com ares de nostalgia (ladrilhos, mobiliário típico, elementos de resgate do clássico boteco - balança, baleiro, papel de embrulho, petiscos típicos no balcão de vidro), além de um extenso menu com opções de entradas, pratos principais, sanduíches e chapas, oferecendo também cartas de drinks e vinhos. A rede já vende, por ano, mais de 140 mil espetos, mais de 750 mil chopps e mais de 400 mil clientes atendidos nas lojas.

Com duas marcas em expansão, em 2016, a franqueadora passou a se chamar Grupo Alento Franchising. O Naa! Sushi Bar, criado em 2016 e com três unidades cariocas, também faz parte do grupo: atualmente, já vende mais de 60 mil sushis por ano, mais de 30 mil rodízios e mais de 20 mil clientes nas lojas, por ano.

"Em 2020 completamos 10 anos e os novos projetos tem nos deixado muito felizes. Essa transformação da marca é necessária para a nossa evolução e continuidade da nossa história de sucesso. Temos a certeza de que estamos só no início e grandes resultados nos esperam" - conta Luiz Felipe Costa, fundador do Grupo Alento Franchising, franqueadora do Billy The Grill.