quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Softwares de gestão auxiliam pequenos e médios a aumentarem a produtividade da empresa

Se existe uma coisa que todos os empreendedores almejam é aumentar a produtividade da empresa sem perder a qualidade dos processos nem tornar mais complexos e burocráticos os procedimentos internos da organização. Há diversos caminhos para se alcançar resultados eficientes com menos recursos e em menor tempo, mas a adesão de softwares de gestão é a solução para os empresários que se sentem perdidos em meio à tantas estratégias para melhorar o rendimento da uma marca.

Com a evolução da tecnologia dentro do ambiente empresarial, contar com ferramentas digitais é um divisor de águas para os negócios atualmente. Gerenciar processos operacionais como contabilidade, financeiro, vendas, estoques e relacionamento com os clientes e operações com clareza e em uma única plataforma – de qualquer lugar do mundo - permite que os gestores tenham uma visão mais ampla do estabelecimento, tomando decisões que impactam diretamente nos resultados.

Entendo que o principal motivo da falência das empresas é a falta de controle e planejamento. Não tem por que as pessoas continuarem apostando em processos manuais quando é possível automatizar as atividades. Na Elevor, por exemplo, sistemas de gestão permitem que dados gerados em todos os setores de uma companhia estejam bem organizados, proporcionando integração entre as áreas. Ou seja: não é preciso que vários funcionários lidem com as mesmas informações para garantir que as operações fluam como deveria.

A sinergia entre os setores de uma organização é um atributo responsável por aumentar a produtividade da empresa. Apesar desse raciocínio parecer lógico, pequenos e médios empreendedores ainda têm certa dificuldade em enxergar que quando todos os funcionários trabalham para alcançar um mesmo objetivo e estão engajados para obter os melhores resultados, toda a rede, incluindo clientes, colaboradores e demais envolvidos, sai ganhando.

Por fim, se me vale dar uma dica, garanta que as atividades estejam integradas. Elimine as barreiras na comunicação e veja que com mais agilidade, qualidade e precisão seus resultados irão saltar! Evite que sua equipe perca tempo com atividades manuais e permita que se dediquem às rotinas estratégicas e demais processos para a melhora da sua organização. Boa sorte!


Artigo escrito por Rafael Dal Molin, mestre em Computação Aplicada e Ciência da Computação na Universidade de Passo Fundo e é Diretor da Elevor.