quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Ano Novo, Loja Nova: dicas de mudanças rápidas e funcionais


O início de ano é uma época apropriada para fazer mudanças no ponto de venda. Depois da euforia do Natal e Réveillon, é preciso repaginar a loja para impulsionar as novas vendas. É aí que entra o planejamento e escala de mudanças, e não é preciso reformas ou grandes alterações no layout de um comércio para dar uma nova cara a ele. A consultora Luciana Locchi, da CasaClube, conferiu dicas de mudanças rápidas e funcionais para implementar em sua loja física. Veja:

Atualize a vitrine

É a partir da vitrine que o processo da venda começa. Uma vitrine pouco atrativa dificilmente convencerá o cliente a entrar e conhecer o restante da loja. Dessa forma, comece o ano repaginando o seu mostruário, deixando-o criativo e moderno. Tome cuidado com a iluminação, com o espaço disponível para os produtos e busque harmonizar as cores. Se possível, construa uma história na cenografia para chamar a atenção e “encantar” o consumidor.

Elabore um layout funcional

Uma loja organizada favorece não só a estética do ponto de venda, como também facilita a jornada do cliente, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente. A dica é separar os produtos por segmentos, tendo o cuidado de deixar em evidência os pontos mais estratégicos, como os setores de lançamentos e promoções. Dependendo do tipo de loja, essa mudança pode exigir uma logística maior, sendo necessário pensar no projeto como um todo. Porém, se fazer essa separação por etapas, quando menos esperar terá mudado a loja completamente.

Tire produtos

Já entrou em uma loja e teve a sensação de confusão? Isso é o que acontece quando há excesso de produtos e falta de organização no ambiente. Se a sua loja passa essa impressão, tire alguns produtos das prateleiras e faça ações pontuais em locais estratégicos e troque-os semanalmente. Isso dará aos clientes a sensação que sua loja tem novidades toda semana e facilitará a hora da escolha.

Utilize os produtos “esquecidos”

Sabe aqueles produtos que ficam no final da loja e não tem tanto giro de estoque? Experimente colocá-los em um ponto mais a frente da loja ou realize ações promocionais com eles. Colocar alguns deles no caixa, junto a algum outro produto complementar pode aumentar consideravelmente as chances de venda.

Aproveite as paredes

As paredes são locais muito mal aproveitados em algumas lojas. Se o projeto do seu ponto de venda permite, não exite em explorá-las. A dupla vantagem é que, além de auxiliarem na decoração, as paredes podem ser locais estratégicos para exposição dos produtos que se quer destacar. Aliás, alguns desses produtos nem precisam de prateleiras para serem fixados, como o caso de quadros e espelhos.

Coloque “obstáculos” no caminho

Outra forma de fazer mudanças rápidas e ainda aumentar as vendas na sua loja é dispor “bloqueios”, que são expositores estratégicos no caminho do cliente, em locais na loja por onde o cliente precisa passar de qualquer forma, como a região do caixa, por exemplo. Nessas áreas, é possível colocar tanto os produtos mais vendidos, como também aqueles que precisa destacar.

Faça atualizações regularmente

Depois de aplicar as mudanças no seu PDV, o passo seguinte é fazer atualizações regularmente. Ainda que sejam pequenas, mudanças frequentes reforçam a ideia de um ambiente moderno e atrativo. Essa dica vale principalmente para a vitrine, local pelo qual as pessoas passam todos os dias. Procure atualizar esse espaço a cada quinze dias e aproveite as datas sazonais.