quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O que se entende por Atendimento aos Clientes?

Talvez, para muitos estarei falando o óbvio, ainda mais na era digital e que ficará cada vez mais evidente. Sobreviverá a esta era, quem atender melhor às necessidades dos clientes.


Inicío com este post, onde falo sobre o #Varejo #Supermercado e #Atacado alimentar e fico no aguardo da colaboração dos meus contatos no Linkedin.

Normalmente, entende-se por atendimento aos clientes, tudo o que abrange atender imediatamente as necessidades dos clientes, ou seja, as reclamações no balcão de atendimento das lojas, pelo SAC, entre outras ações pontuais.

Mas não é só isso!!

Tudo começa pelo RH, desde o momento do recrutamento dos colaboradores que executarão as suas tarefas diárias na loja e mesmo atrás de um computador no corporativo. Digo isso, por que o Atendimento aos clientes, é atender todas as suas necessidades e em todas as esferas da empresa.

Continuamos no RH; na integração deve-se a todo o momento, falar sobre a importância do cliente na vida dos colaboradores e na vida da empresa e já desenhar para os colaboradores que estão neste processo, o calendário de #treinamentos.

Como bem mencionou o @SergioAlvim há alguns dias, no seu post, sobre as #redesdehortifruti, no qual pede uma reflexão por parte dos Supermercados e Atacarejos sobre exatamente o #Atendimentoaclientes

No quesito treinamento pergunto para as grandes empresas se, existe um calendário de treinamento para os pequenos, médios e grandes varejistas a ser aplicado aos seus colaboradores, cujo reflexo será o crescimento das vendas de suas respectivas marcas?

Outros pontos importantes são: abastecimento de mercadorias nas gôndolas através da implantação de um planograma bem estruturado e bem executado e as respectivas datas de validade, cujas ferramentas a empresa do @MichelJasper tem e já mencionou em alguns de seus posts aqui no LinkedIn

Artigo escrito por Alexandre Ballardin