quarta-feira, 8 de abril de 2020

Para vender, use "o que tem na geladeira" hoje!



A situação não está fácil para a grande maioria dos negócios.

Em meio a mais uma semana de quarentena, fica cada vez mais difícil a situação de pequenos e médios varejistas, além de todo a cadeia de negócios informais que giram nessa mesma órbita. Com lojas fechadas, ruas vazias, e uma situação de caixa que a cada dia se torna mais complexa, o varejo tem se perguntado o que pode fazer nesse momento para tentar senão contornar, ao menos minimizar de alguma maneira os efeitos do “lockdown” (uma palavra desconhecida há três semanas e que hoje faz parte do vocabulário de quase todos).

Cortar custos, é a lição prioritária, mas buscar novos caminhos para continuar vendendo, se mostra mais do que necessário, indispensável.

Se a grande maioria dos pequenos e médios negócios não estava no online, faltam hoje recursos e até mesmo informação para buscar alternativas hoje.
Tenho certeza de que quase todos já passaram por essa situação. Na hora de uma refeição, abrir a geladeira, olhar para o que tem dentro e se perguntar: O que dá para fazer com o que temos aqui?

Abaixo estão algumas soluções que já não somente estão à disposição de todos, como pelo fato de que são gratuitas, precisam somente de uma boa dose de energia e resiliência. E não se trata de iniciar uma ou outra das ações abaixo, mas potencializar seu negócio, usando todas em sinergia e sincronia.

Marketplaces

Sim, se você até hoje não montou seu próprio negócio online, vale a pena recorrer aos canais de marketplace hoje disponíveis. Porém, é válido dizer que isso somente não irá resolver sua situação “online”. Especialmente em um momento como esse, marketplaces são, usando a famosa metáfora, oceanos vermelhos, ou seja, com muito mais tubarões do que peixes.

Redes Sociais

Você pode até não gostar de ter pessoalmente seu perfil, mas nunca se fez tão necessário você colocar de maneira adequada sua marca nessas redes. Não importa se estamos falando de Instagram ou Facebook, entre outras hoje existentes, vale estar se possível até mesmo em todas que nunca esteve antes, entendendo os potenciais de negócios de cada uma delas. Vale uma dica importante aqui: No Instagram, onde é possível utilizar um link em seu perfil, utilize sites como Linktr.ee ou Biolinky.co, para criar um microsite com seus links de produtos (os seus produtos que estão em um marketplace, por exemplo). Isso pode ajudar a tornar seu perfil, também um perfil que gere vendas!

Apps de Comunicação

Pode até ser o Telegram, mas o foco é mesmo o WhatsApp, mais fácil de estar na maioria dos telefones hoje. Seus vendedores em casa, podem usar o WhatsApp para entrar em contato com seus melhores clientes e criar vouchers ou oportunidades de vendas. Algumas redes, com e-commerce estabelecido, estão oferecendo códigos de compras personalizados a seus vendedores e demais colaboradores, comissionando nos casos de vendas. Se a ideia der certo para você, poderá evoluir até mesmo para criar uma pequena rede de afiliados, o que acha?

Telefone

Sim, o telefone! Aquela função que pouca gente usa hoje no celular pode ser um divisor de águas na hora de entender como atender o seu cliente! E não se trata de apenas ligar para vender da maneira que você sempre vendeu, mas para conversar e entender como você pode atendê-lo nesse momento! Não espere mais o seu telefone tocar, faça o telefone de seu cliente tocar para conquistar as vendas que precisa!

Reuniões Virtuais

Em tempo onde as lives e reuniões virtuais se tornaram uma importante ferramenta de comunicação e até mesmo para a criação de autoridade de alguns profissionais e marcas no mercado, vale a pena apostar no formato para questões que vão desde o “live commerce”, onde você poderá criar ofertas e utilizar a “sensação de oportunidade única” para gerar novas vendas, assim como você pode usar as ferramentas de reuniões virtuais para reunir seus consumidores. Uma loja de moda multimarcas, por exemplo, pode reunir suas melhores clientes para um “happy hour virtual”, assim como uma loja de vinhos pode realizar ao vivo uma experiência de abertura de algum rótulo especial (quem sabe até mesmo vendendo antes para os clientes), entre tantas outras possibilidades. Não faltam oportunidades.

Atitude da Equipe

A sua equipe pode ser o fator decisor nesse momento, então conte com eles para buscarem e testarem novas ideias. Estão todos no mesmo barco hoje, buscando a normalidade nos negócios, então, é hora de testar e buscar novos caminhos para vender. Abuse da criatividade e conte com seu time nesse momento para “fazer e acontecer” juntos!

Gostou dessas ideias? Aproveito então para lhe fazer um convite. No próximo dia 17/04, teremos uma nova edição do RetailtechClub, onde mensalmente apresentamos novas soluções para o varejo. Inscreva-se e participe gratuitamente através do link http://bit.ly/retailtechclub-ed15