quinta-feira, 9 de abril de 2020

MarketUP apoia canal de vendas para pequenos negócios


Startup realiza ações para ajudar as pequenas e micro empresas nesse momento de crise

A economia global tem sido muito afetada com a pandemia de coronavírus e neste cenário, ainda mais no Brasil, são as micro, pequenas e médias empresas, que têm como grande desafio sobreviver a esse período de incertezas. Por isso, a MarketUP, startup desenvolvedora do software de gestão gratuito e online direcionado para empreendedores, quer contribuir para minimizar esses impactos e lançou o movimento “Compre do pequeno negócio”.

De acordo com o Sebrae, no Brasil existem 17,5 milhões de pequenos negócios (dados de 2019) , que correspondem a 44,8% dos empregos formais. São brasileiros que vivem diariamente o desafio de empreender e para ajudá-los ainda mais, surgiu o projeto, que tem como objetivo promover um canal de vendas no qual o consumidor consegue identificar e encontrar os produtos de sua necessidade e que estão localizados em estabelecimentos de bairros ou nas proximidades (digitando o nome do item e o CEP da residência), colaborando assim com os pequenos empreendedores locais. 

Para fazer parte da plataforma é preciso ter uma conta no sistema MarketUP, cadastrar os produtos e manter esses itens atualizados. Além de realizar vendas, por telefone, também é possível criar uma loja virtual totalmente gratuita no software de gestão, bem como utilizar o recurso delivery para auxiliar nas entregas. O movimento também conta com o suporte de perfis “Compre do Pequeno Negócio” no Facebook e Instagram, com a divulgação de dicas e informações para esses empresários.

“A MarketUP acredita no potencial das micro e pequenas empresas, por esse motivo oferecemos uma solução completa e gratuita para a venda e gestão dos negócios. E agora neste momento de crise, não poderíamos deixar de apoiar e desenvolver opções que contribuam de alguma forma para ajudar os empreendedores. Com o movimento Compre do Pequeno Negócio, queremos colaborar para manter o comércio varejista ativo e realizando vendas por novos canais”, explica Carlos Azevedo, CEO da MarketUP.

Marketplace e parceria com o Google

A MarketUP já trabalha no dia a dia para criar soluções que proporcionem mais praticidade e agilidade na gestão dos negócios, utilizando a tecnologia em nuvem, para que a ferramenta opere online, bem como garantindo a qualidade de todos os recursos, sem nenhum custo. Cuidados que vão desde o desenvolvimento e criação de melhorias para integrar todo o sistema de frente de caixa (PDV, comandas, vendas, entre outros), retaguarda (financeiro, emissão de nota fiscal, estoque etc.) e Central de compras, para que o usuário possa oferecer preços mais competitivos.

E neste momento, a startup tem se empenhado para oferecer alternativas dentro da plataforma para o empreendedor conseguir driblar a crise. Entre as ações se destacam a disponibilização de uma nova funcionalidade no Marketplace do sistema, na qual permite quem está cadastrado possa também vender seus produtos e, assim, ajudar outros pequenos negócios. Antes essa função estava somente habilitada para as indústria e distribuidores, sendo um canal direto com os estabelecimentos. E a parceria com o Google, firmada recentemente, na qual permite que o usuário possa criar os próprios anúncios do Google Shopping direto do sistema, na UP. store. O que vai permitir que o empreendedor faça a gestão do seu negócio e do marketing em um só lugar.

Delivery e loja virtual

Além disso, o software ainda oferece recursos que se tornaram ferramentas bastante requisitadas neste período de turbulência para o comércio. O delivery é um deles, pois disponibiliza o gerenciamento desse tipo de serviço na plataforma e o usuário ainda consegue personalizar os dados do consumidor, alterar cadastro, identificar o entregador e acompanhar o status do pedido em tempo real. Para aqueles que não possuem uma equipe de entrega, ainda é possível no próprio sistema acessar os serviços de terceiros como, por exemplo, Rappi, iFood e LalaMove, para depois, dentro do sistema da MarketUP, cadastrar os pedidos, de acordo com os status desses fornecedores, o que poderá ser visto no PDV (frente de caixa), em um único lugar.

A loja virtual é outra funcionalidade que se destaca. Com essa opção é possível ter o próprio e-commerce, de forma simples e prática, com layout personalizado, vitrine para apresentação de produtos online, integração de pagamento como Pag Seguro, B!Cash e PayU, bem como acompanhamento de resultados. Uma alternativa para manter o estabelecimento funcionando, só que de forma digital.

Saiba mais sobre o movimento “Compre do pequeno negócio”: