quinta-feira, 21 de maio de 2020

Entregas no mesmo dia ajudam e-commerces a evitar reclamações na quarentena

Pesquisa realizada pela Fundação Procon SP indica que tempo de entrega tem sido o maior motivo de insatisfação dos consumidores



Desde março, os números de compras online saltaram em todo o Brasil em função da quarentena. Conforme levantamento da Associação Brasileira de E-Commerce (Abcomm), as compras online aumentaram 100% em fevereiro e março em relação ao mesmo período do ano passado, especialmente nas categorias de bens de consumo, como saúde (crescimento de 111%); beleza e perfumaria (83%) e supermercados (80%).

Em consequência, esse aumento gerou uma sobrecarga no setor logístico. Por meio de uma pesquisa com consumidores, a Fundação Procon de São Paulo apontou que o principal tema de insatisfação é a demora das entregas ou produto não entregue. Em 2019, o órgão registrou 17.108 atendimentos relacionados a problemas com compras online. No primeiro trimestre de 2020, esse número saltou para 35.789.

Neste contexto, o serviço de entregas no mesmo dia, ou ainda de entregas ultrarrápidas (solucionadas em até duas horas), pode ajudar o setor de e-commerce a combater essa realidade. "Permitir entregas sem demora após a compra é uma forma de não somente evitar a insatisfação do cliente, mas também de encantá-lo com um serviço que resolve o que o cliente precisa de forma quase instantânea", avalia o CEO da Motoboy.com, Jonathan Pirovano. 

"É preciso ouvir os consumidores e trazer a solução que eles precisam. Se a maior reclamação é demora na entrega, então oferecer entregas no mesmo dia ou em algumas horas é a melhor resposta que o cliente poderia ver. Não se trata de evitar clientes insatisfeitos, mas de oferecer um serviço cada vez melhor ao cliente”, explica Pirovano. 

"Ouvindo seus clientes, poderá descobrir que há pessoas e empresas com demandas urgentes, dispostas a escolher o fornecedor com o menor prazo de entrega. No final do dia, oferecer uma entrega que não demora pode significar aumento nas vendas para a loja virtual", conclui.

*A Motoboy.com é uma startup de entregas ultrarrápidas criada em 2013 por Jonathan Pirovano (CEO) e Rafael Perboni (CMO). Com base em Joinville (SC), a logtech atende mais de 30 mil pedidos mensais, em mais de 100 cidades brasileiras, como as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Fortaleza.