Detentora das marcas Intimissimi e Calzedonia, a companhia italiana faz doações ao hospital Municipal do M'Boi Mirim em São Paulo, disponibilizou máscaras gratuitas para clientes e segue atravessando a crise com um modelo sólido de negócios que prioriza o cuidado e o bem-estar dos parceiros e da sociedade


O susto inicial por conta da pandemia do novo coronavírus logo deu lugar à uma corrente de iniciativas solidárias do Grupo Calzedonia. Além das ações emergenciais na Itália, seu país natal, com a doação de milhares de jalecos médicos e máscaras, a companhia também vem promovendo ações de apoio no Brasil, onde está presente em todos os Estados com as marcas Intimissimi (lingerie e loungewear) e Calzedonia (legwear e beachwear), por meio de lojas e e-commerce.

Localizado em São Paulo, cidade com o maior número de casos do país, o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M'Boi Mirim) recebeu 100 kits completos de pijamas e peças íntimas da Intimissimi para pessoas hospitalizadas e sintomáticas da COVID-19, de modo a auxiliar os pacientes que não tenham roupas durante o período de internação ou na sua saída, quando recebem alta - seja por condição financeira, por dificuldade de acesso ou por não contarem com familiares que possam levar os seus pertences.

Outra iniciativa do Grupo foi cuidar e conscientizar as clientes em todo o Brasil: nos meses de abril e maio, quem optou por comprar pelo e-commerce, além da comodidade e rapidez do serviço, ainda recebeu uma máscara para a devida proteção do rosto. O item foi enviado em todas as compras, de forma gratuita e sem estar atrelado a um ticket mínimo, atingindo assim o maior número de pessoas possível.

Em relação aos colaboradores, o Grupo mantém seu compromisso em proteger o capital humano ao preservar o emprego e cuidar da saúde e bem-estar de todos, ampliando suas medidas sanitárias e de assepsia, sendo uma delas a adoção do formato home office de trabalho a fim de resguardar a equipe e suas famílias.

Para as clientes, além das vendas por WhatsApp, que já aconteciam nas lojas, em virtude do momento atual outras formas foram incentivadas, como a venda pelo formato Drive Thru (que acontece em muitos shoppings), via Delivery ou Consignada, sendo pontos de contato que ampliam a experiência de compra e mantém a fidelização das clientes.

APOIO A FRANQUEADOS E AUMENTO DE VENDAS ONLINE

Além de cuidar dos clientes, o Grupo Calzedonia também reforçou medidas para apoiar ainda mais a sua rede de parceiros, em especial os franqueados, seja com orientações nas negociações com os shoppings, prorrogações de boletos ou consultoria jurídica em um período de lojas fechadas e novas conduções com o time de vendas.

A empresa vem promovendo capacitação e métodos de pagamento diversificados, para facilitar transações por WhatsApp e turbinar seu serviço de omnichannel, conhecido como Prateleira Infinita: a solução permite que a loja acesse o estoque do centro de distribuição e realize o pedido para ser entregue na casa do cliente - assim o franqueado não perde a venda caso não tenha determinado produto ou, se por algum motivo, não possa acessar seu próprio estoque.

O Grupo também tem disponibilizado cupons de desconto para que as lojas incentivem sua base de clientes a comprar pelo e-commerce – a cada venda convertida, o franqueado é comissionado. Parcerias pontuais com marketplaces como Westwing e Privalia, uma prática incomum para a companhia, também foram firmadas a fim de ampliar a presença online das marcas.

Este modelo de negócios sólido, sustentável e adaptado ao cenário atual deu ainda mais confiança ao Grupo Calzedonia de manter seus planos de expansão e seguir investindo no Brasil, que já soma 70 pontos de venda em todo o país e deve ganhar ao menos 5 lojas até o fim do ano.

Por fim, o Grupo Calzedonia continua honrando os compromissos comerciais com todos os seus stakeholders, investindo de forma relevante no país e preservando assim seus fornecedores, parceiros e incentivando toda uma cadeia produtiva.

SOBRE O GRUPO CALZEDONIA

O Grupo Calzedonia, fundado na Itália em 1986 por Sandro Veronesi, é uma organização vibrante e multifacetada. Trinta anos de negócios que tiveram um crescimento constante e sólido em termos de expansão, criação de produtos e marcas de sucesso, com forte presença internacional no varejo de moda. O Grupo Calzedonia acompanha todo o ciclo de vida de um produto internamente, desde a criação e produção até a distribuição mundial. As coleções são vendidas exclusivamente nas mais de 4.800 lojas próprias ou franqueadas, sob as marcas Calzedonia, Intimissimi, Intimissimi Uomo, Tezenis, Falconeri, Signorvino e Atelier Emè, presentes nas melhores localizações em mais de 50 países ao redor do mundo . Nossa rede de varejo está em constante evolução e o crescimento internacional é uma prioridade para a empresa - no Brasil, já conta com operações das marcas Intimissimi e Calzedonia.