terça-feira, 28 de julho de 2020

Moda e tecnologia são destaque dos internautas para compras de Dia dos Pais

Taboola realiza análise de dados para entender as preferências de seus usuários na data

O Dia dos Pais, uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico no Brasil está chegando. No ano passado, conforme dados da Ebit|Nielsen, o e-commerce brasileiro registrou 6 milhões de pedidos para o Dia dos Pais, responsáveis por um faturamento de mais de 2.5 Bilhões de reais.

Este ano, mesmo com o cenário de pandemia, a gradual retomada do comércio e negócios, aliada às movimentações para a data agitam o mercado e trazem oportunidades para marcas e anunciantes.

A Taboola, plataforma líder em descoberta de conteúdo, analisou dados das verticais de moda e tecnologia,  duas das verticais de destaque na sazonalidade em sua rede no período, para entender que tipos de assunto mais interessam aqueles que buscam presentes para a data.

Além disso, o interesse na leitura de conteúdos online sobre negócios teve um crescimento surpreendente desde o início da pandemia. Nessa semana, a vertical teve um crescimento de 22% em relação a outros temas como comida & bebida, política, tecnologia, notícias em geral, entretenimento e etc.

Quando o assunto é Dia dos Pais, sem sombra de dúvidas, um dos presentes mais comprados são artigos de roupa. A relação entre oferta (% de gasto na rede) e demanda (CTR) indica o momento de maior oportunidade para que as campanhas da área tenham engajamento. O período da tarde, especialmente entre 15 e 16 horas é ótimo para impactar os usuários em busca de artigos de moda, quando estão mais abertos à novas informações e anúncios. 



Embora os gastos com anúncios sejam mais altos na sexta, a demanda na rede da Taboola atinge seus picos no domingo e na quarta-feira. Diferentemente do que se imaginaria.



Além disso, a Taboola analisou quais tipos de imagem tem mais interessado os internautas. De acordo com os dados da Taboola Trends, para a vertical da moda, optar por fotos em vez de ilustrações gera taxas de cliques (CTRs) 6% mais altas, ter uma pessoa presente contribui em um aumento de 32% de CTR e certificar-se de incluir imagens em close aumenta CTR em 89%.



Agora, quando o assunto é tecnologia, outro tipo de presente que faz sucesso no Dia dos Pais, o interesse dos internautas é maior pela manhã. Das 6 às 8 da manhã é o momento com maior oportunidade as campanhas. 



Embora o gasto na rede da Taboola seja alto no início e final da semana, é nas quintas-feiras e nos finais de semana que as oportunidades se destacam com uma demanda inexplorada. 



É importante, assim como na moda, pensar bem que imagens podem impactar os usuários. Imagens sem a presença de pessoas e com close de imagem são as que fazem mais sucesso, gerando um aumento de 42% e 63% respectivamente na taxa de CTR. Imagens reais, com fotos e em preto branco também têm um bom engajamento com o público.




Sobre a Taboola

A Taboola ajuda as pessoas a descobrir o que é interessante e novo. A plataforma e o conjunto de produtos da empresa, impulsionados por deep learning e o maior conjunto de dados de padrões de consumo de conteúdo na web , são usados por mais de 20.000 empresas para atingir mais de 1,4 bilhão de pessoas por mês. Os anunciantes usam a Taboola para alcançar seu público-alvo quando eles são mais receptivos a novas mensagens, produtos e serviços. As propriedades digitais, incluindo publishers, operadoras de celular e fabricantes de celulares, usam a Taboola para impulsionar a monetização e o engajamento do público. Algumas das propriedades digitais mais inovadoras do mundo têm um forte relacionamento com a Taboola, incluindo CNBC, NBC News, USA TODAY,  Huffington Post, Microsoft,, Abril, Webedia, R7, Catraca Livre, e outros. A empresa está sediada na cidade de Nova York, com escritórios em 15 cidades em todo o mundo.