sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Sindilojas Caxias lança vídeos da campanha “Compre do comércio local”

Empresários se uniram para fortalecer a identidade local em uma proposta para motivar a conscientização dos consumidores para comprar mais perto de casa. 

Neste momento de incertezas sobre o futuro do comércio, o Sindilojas Caxias está investindo na conscientização dos consumidores pela valorização do comércio local. Em abril de 2020, lançou a campanha “Compre do Comércio Local”, disponibilizando cards e e-books personalizados para os comerciantes das cidades da base territorial do Sindilojas Caxias (Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos). Todas as peças estão disponíveis para download no site sindilojascaxias.com.br. 

Agora, a proposta é sensibilizar os consumidores para que escolham comprar do estabelecimento comercial mais próximo, evitando deslocamentos e exposição excessiva em tempos de pandemia. Em vídeo, empresários que atuam no comércio da região, apresentam argumentos para legitimar a compra local, que fortalece a economia do município, contribuindo para a preservação de empregos e para o desenvolvimento da comunidade: “Em uníssono, nós, empresários do comércio, estamos juntos para defender a compra local com o objetivo de contribuir para que o consumidor passe a optar cada vez mais pelo consumo próximo de sua casa ou trabalho. Afinal, se os impostos são recolhidos em nossa cidade, os reflexos são vistos aqui”, destaca a presidente do Sindilojas Idalice Manchini. Ela lembra também que a necessidade de prevenção diante do coronavírus, aponta para um consumidor cada vez mais consciente e decidido na hora da compra para a preservação da saúde dele e dos familiares que convivem na mesma casa: “O hábito de escolher uma pessoa para fazer as compras também contribui para que as visitas ao comércio sejam mais assertivas e seguras, o que é facilitado quando os estabelecimentos estão próximos ao consumidor. Afinal, comprar do pequeno negócio é um ato de cidadania porque movimenta o dinheiro na região em que o consumidor mora ou trabalha.”, lembra Idalice.  

A criação da plataforma de e-commerce local Sindi Store também é uma iniciativa colaborativa do Sindilojas Caxias. Para os clientes, vem para facilitar a vida de quem prefere comprar sem sair de casa e para os comerciantes é uma alternativa sem custo de adesão para oferecer os produtos no mundo virtual. 

O vídeo “Compre do Comércio Local” está disponível nas redes sociais do Sindilojas Caxias e as peças da Campanha podem ser acessadas pelos comerciantes da região no site da entidade. 

Por que comprar no comércio local? 

Estimula a concorrência local, o que beneficia o consumidor e a economia; 

Beneficia o bem-comum: Consumir local ajuda a mudar economicamente e socialmente a região, com os impostos aplicados em benefício da população local.  

Contribui para a geração de empregos da região 

O dinheiro fica na cidade: Negócios com uma clientela fiel tendem a investir mais em serviço e infraestrutura. O consumidor ganha e os moradores da região também. É uma maneira de ajudar a melhorar o lugar que você mora. 

Menos trânsito e mais qualidade de vida: A busca pela mobilidade urbana é um desafio enfrentado pela maioria dos brasileiros. Fazer compras no seu bairro exige menos deslocamento e, muitas vezes, faz com que você deixe o carro na garagem. Nesse sentido, você estará contribuindo para uma região com menos trânsito, mais qualidade de vida e para o fomento do empreendedorismo brasileiro. 

Ajuda na valorização de imóveis: Muitas pessoas escolhem o lugar em que vão morar de acordo com o número de comércios. O imóvel do seu bairro é valorizado se nos arredores tiver padarias, salões de beleza, restaurantes e academias bem sucedidas. Comprar desses estabelecimentos é uma maneira de contribuir para a valorização. 

Incentiva o empreendedorismo local: Saber que as empresas da sua cidade estão dispostas a contratar seus serviços pode ser um fator decisivo na hora de dar o passo final para se tornar um empreendedor. 

Aumenta a arrecadação de impostos: Com mais empresas locais se fortalecendo e surgindo, maior fica a arrecadação do município em impostos. Isso tem um efeito positivo para a população, que vê esses valores se revertendo em melhorias de infraestrutura, segurança e condições de vida de uma forma geral. 

Melhora o faturamento e fortalece a economia: Com mais empresas comprando umas das outras dentro de uma região, o faturamento é maior. Essa maior margem de lucros contribui para o fortalecimento da economia local. 

Economia forte conduz para serviços melhores: Com cada vez mais concorrência, é ainda maior o esforço das empresas para melhorar a qualidade da produção e do fornecimento de seus serviços. Além de estimular uma ótima competição que só resulta em crescimento, essa disputa também favorece a população e quem mais consumir desses empresários.