sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Startup ensina passo-a-passo para iniciar um negócio


A plataforma desenvolvida pela Newiscool permite simular o negócio antes de investir; empresa utiliza simuladores testados desde 1993

Preparar o empreendedor para o sucesso. Esse é o negócio de Luiz Antonio Titton, CEO da startup NewisCool, ex-incubada e atualmente associada ao Membership no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. A startup é especializada em ajudar empreendedores a identificarem o foco de seus negócios, utilizando, para isso, um sistema de simulação que permite vivenciar os desafios antes que o empreendedor tenha que investir recursos.

A ideia da NewisCool é que o usuário possa simular o negócio antes de investir. Para isso, as pessoas interessadas em começar um empreendimento podem acessar a plataforma, onde receberão um passo-a-passo, em duas etapas, que irá orientar a concepção e a execução.

“Abrir um negócio é mais do que pedir registro de um Certificado Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Por isso, na primeira etapa, que ocorre antes da formalização, o futuro empreendedor é orientado a testar até 10 ideias de negócio, uma por vez, até encontrar uma que seja realmente perfeita”, explica

De acordo com Titton, esse passo é importante, já que não existe um negócio perfeito para todos. “Cada negócio é perfeito para uma pessoa individualmente, e só ela terá como descobrir qual é. Nosso passo-a-passo ajuda a resolver isso, com pouco ou nenhum gasto, depende das decisões sobre como vai validar cada etapa”, enfatiza.

Na segunda etapa, será executada a criação do negócio. Segundo Titton, isso faz com que a chance de sobrevivência e de sucesso do empreendimento aumente significativamente. "Os testes ajudam a perceber o caminho do negócio antes que o empreendedor invista os recursos", explica.

MÉTODO

Doutor em administração e pós-doutor em contabilidade pela USP, Luiz Antonio Titton afirma que o método utilizado pela NewisCool é complexo e levou meses até chegar ao produto final. “Investimos dois anos na primeira etapa para oferecer esse serviço. Usamos simuladores já testados, alguns estão em uso por empresas e universidades desde 1993 e ainda fazem sucesso entre alunos e professores”, conta.

De acordo com o CEO, além de pessoas físicas, startups de base tecnológica incubadas utilizam a plataforma para alcançar o sucesso mais rápido. “A quantidade de usuários não para de crescer”, revela.

IDEIA

Titton explica que o desenvolvimento da plataforma se deu após uma inquietação sua de como as instituições de ensino ensinam sobre o desenvolvimento de um negócio. “Já tínhamos produzido um simulador e sistemas de apoio para a decisão de investimentos exclusivamente para empresas de grande porte. Optei por utilizar, em 2015, os mesmos simuladores para ensinar administração e constatei a dificuldade de ensinar a criar e ter sucesso com negócios”, explica.

“Em 2018, resolvi mudar e inovar. Em vez de ensinar, lancei uma startup para desenvolver pessoas através do sucesso do seu negócio. Criei um passo a passo para quem quer ter sucesso com um negócio, com metodologia utilizada pelas melhores universidades”, finaliza.

NEWISCOOL

A NewisCool oferece um sistema de aprendizagem autêntica para empreendedorismo. É útil para formar empreendedores desde o ensino médio até a pós-graduação ou mesmo para empreendedores que desejam iniciar uma startup de alto impacto. Utiliza as técnicas reconhecidas em todo o mundo desenvolvidas e testadas no Vale do Silício e décadas de pesquisa. É possível acessar o site pelo endereço http://newis.cool