sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Renner se une ao Repassa para aumentar ciclo de vida das roupas e incentivar a moda responsável

Objetivo da iniciativa com o brechó online é facilitar revenda de peças que estão em desuso


A Renner, maior varejista de moda do Brasil, se uniu ao Repassa, maior brechó online do país, para estimular o consumo consciente. Por meio da iniciativa, os clientes da Renner podem retirar gratuitamente em determinadas lojas a "Sacola do Bem", que serve para enviar ao Repassa peças de vestuário - de qualquer marca - que não são mais usadas, gerando impacto ambiental e social positivo nesse processo.

O projeto piloto proporciona aos clientes uma experiência ainda mais completa, ampliando o conceito de circularidade na jornada de consumo. A novidade está alinhada à estratégia de sustentabilidade da empresa: desde 2011, a Renner tem o seu próprio programa de logística reversa, o EcoEstilo, que coleta embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza para dar a eles uma destinação ambientalmente correta e que, em 2017, passou a receber também peças de roupa para direcioná-las a reciclagem, upcycling ou doação. De lá para cá, o EcoEstilo já coletou 145 toneladas, somando os resíduos de perfumaria e beleza e as peças em desuso.

Agora, a união com o Repassa representa mais um passo na evolução do conceito de moda responsável da Renner. Por enquanto, as "Sacolas do Bem" estão disponíveis para retirada em quatro unidades da marca em São Paulo: na loja da rua Oscar Freire e nos shoppings Pátio Paulista, Eldorado e Metrô Itaquera. A intenção é ampliar a iniciativa para outras cidades nos próximos meses.

Além de disponibilizar as "Sacolas do Bem", as lojas da Renner participantes serão preparadas para ser um ponto de coleta, permitindo que os clientes deixem ali de volta as sacolas com as peças que quiserem revender - cada uma comporta cerca de 35 itens. Assim que o Repassa recebe os produtos, eles passam por um processo de curadoria (para avaliar se estão em linha com as regras do brechó online), fotografia e cadastro, antes de serem colocados à venda. O saldo obtido com a comercialização dos itens pode ser usado como o usuário preferir, sendo possível comprar no Repassa, sacar o valor ou doar para uma lista de ONGs apoiadas.

Moda responsável

A Renner vem evoluindo constantemente em sua estratégia de sustentabilidade, que abrange todas as áreas do negócio. As iniciativas voltadas para a construção de uma moda menos impactante fazem parte do guarda-chuva do selo Re.

Desde 2016, a marca segue padrões de responsabilidade ambiental guiados pelas premissas da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação internacional para construções sustentáveis. No mesmo ano, a varejista passou a neutralizar 100% das suas emissões de CO².

Em 2017, a varejista ampliou seu programa de logística reversa, o EcoEstilo. Os coletores disponibilizados nas lojas, que já recebiam embalagens e frascos de produtos de perfumaria e beleza, passaram a receber também peças de roupas, que são destinadas para reciclagem, upcycling ou doação.

A marca também contabiliza, nos últimos anos, a comercialização de 90 milhões de peças responsáveis, confeccionadas com matérias-primas como o fio reciclado, o algodão certificado, a poliamida biodegradável e a viscose certificada, além de processos que garantem, por exemplo, o menor uso de água na produção.

Paralelamente, a Renner está avançando no seu compromisso com a sustentabilidade por meio do investimento em energia solar para abastecimento das lojas, assim como pela compra de equipamentos inteligentes e automação de sistemas.

Sobre a Lojas Renner S.A.

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas marcas: Renner, que tem roupas e acessórios em diferentes estilos; Camicado, empresa do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; e ASHUA Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54. Atualmente, são mais de 600 lojas em operação, considerando todos os negócios. A Companhia opera ainda com a Realize CFI, que apoia a atividade de varejo, através da oferta e gestão de produtos financeiros. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Lojas Renner S.A. iniciou seu processo de internacionalização, ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019.