sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

5àsec lança lavanderia de autosserviço no Brasil

Unidade implantada em Belém, no estado do Pará, apresenta facilidade de usar serviço via aplicativo

Bem difundido nos Estados Unidos e países europeus, as lavanderias self service fazem parte da cultura e dos costumes dos moradores de tais regiões. No Brasil, a modalidade vem conquistando uma parcela considerável da população que vive em apartamentos menores, sem espaço para uma máquina de lavar, ou até mesmo pela economia, que pode chegar a 30%. Pioneira em terras brasileiras, a 5àsec lançou no mês de novembro a primeira lavanderia de autosserviço, que foi implantada em Belém, no estado do Pará. O espaço deste modelo inovador contará ainda com o maquinário para atendimento tradicional, disponibilizará o serviço de costura e, no segundo andar, haverá um espaço de coworking que os clientes possam utilizar enquanto esperam a limpeza das peças.



Há 10 anos na rede, Leandra Bisi Priante será a franqueada responsável por esta unidade. "Comecei a observar que havia procura por esse tipo de serviço, que era uma necessidade dos consumidores e uma tendência do mercado. Como sabia que a franqueadora já estava desenvolvendo um projeto com este foco, propus investir nesta novidade, como um serviço complementar de baixo custo aqui em Belém. Achamos um ponto estratégico, localizado na Avenida Brás de Aguiar, bem conhecida na região. A ideia do coworking veio para entreter o cliente e até mesmo conceder a oportunidade de aproveitar o espaço de forma benéfica", revela a empresária. Além disso, a unidade também conta com wi-fi, televisão, espaço pet friendly na entrada e vending machine com snacks, tudo para proporcionar um ambiente aconchegante e agradável aos que forem em busca dos serviços de lavanderia.

Dividida em dois andares, a frente da loja será destinada para o autosserviço. O espaço conta com duas máquinas de lavar e secar, com capacidade de 10 quilos. Quem optar por utilizar o self service da lavanderia, irá desembolsar apenas o valor de R﹩ 35, para lavagem e secagem das peças. "Além de você ter autonomia para lavar suas roupas, um dos diferenciais será contar com maquinários, químicos e processos de limpezas utilizados na 5àsec. Mesmo sendo autoexplicativo o uso do autosserviço, achamos que seria pertinente neste primeiro momento ter uma colaboradora para passar todas as orientações, as vantagens e os diferenciais da marca, para que o cliente se sinta amparado e conectado. Neste momento, também é possível apresentar os demais serviços disponíveis, como o de costura e o coworking, no segundo andar", explica Leandra.

Toda a operação será feita via aplicativo. O cliente preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço e a máquina é liberada para uso. Em seguida, recebe os produtos para fazer a lavagem, escolhe o programa e ciclo de acordo com o tipo de roupa e a máquina faz todo o serviço. São aceitas peças de vestuário, cama, mesa, banho e até mesmo edredom. Ao finalizar o processo de limpeza, basta tirar e colocar na secadora. Já a parte de trás da loja contará com o serviço de lavanderia tradicional, para aqueles que buscam uma lavagem para peças delicadas ou um tratamento especial para alguns itens, como a revitalização, passadoria, lavagem a seco ou o serviço de bactericida, que vem sendo bastante procurado por auxiliar no bem-estar e na melhora da imunidade das famílias.

"Este modelo híbrido, com a opção do autosserviço, será replicado na rede e está disponível para todo Brasil. O investimento neste formato é partir de R﹩ 115 mil, com três máquinas de lava e seca. Nosso intuito é diversificar o público-alvo da marca, por meio de um modelo que dá mais autonomia para o cliente, é mais acessível, e tem como benefício a qualidade da 5àsec. Projetamos a implantação de 15 unidades em 2021, em diferentes estados brasileiros", revela o diretor de novos negócios e expansão, Alex Quezada. Segundo ele, o grande atrativo para investimento é o enorme potencial de crescimento. Isso porque, atualmente, apenas 4% da população economicamente ativa utilizam os serviços de lavanderia, sendo que mais de 20% desta população são consideradas clientes em potencial, segundo dados da ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).

Sobre a 5àsec:

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com 442 unidades em todo o território brasileiro.