terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Pronto para decolar seu negócio?



Star Trek, ou Jornada nas Estrelas conforme sua tradução em português, se tornou um verdadeiro clássico da televisão e do cinema mostrando as aventuras da equipe da famosa nave Enterprise “indo aonde nenhum homem jamais esteve”.

É interessante lembrar que o nome Enterprise significa “empreendimento”, e que é possível se criar uma analogia muito interessante entre o universo das viagens espaciais e o universo dos negócios.

De fato, estamos cada vez mais vendo marcas de varejo crescendo para escalas e presença nunca imaginadas. O conceito de ecossistema é cada vez mais uma referência para as grandes marcas, baseando-se no sucesso de marcas como Alibaba e Amazon lá fora, e até mesmo tendo já referências nacionais, como Magazine Luiza, Mercado Livre entre outros.

Mas, como é que se chega até onde estão essas marcas? Qual o melhor caminho?

É como uma viagem de foguete. Antes de alcançar a Lua, é necessário ter combustível e força nos motores para se decolar. Não dá para alcançar o conceito de ecossistema, sem antes alguns estágios de lançamento.

Pensando nisso, desenhei aqui, de maneira muito lúdica, o que seriam os passos para que seu foguete, ou melhor, seu negócio, alcance vôos cada vez maiores e mais altos.

Primeiro estágio: decolagem

Com certeza você já viu algum vídeo de um foguete decolando, correto? Para um foguete literalmente sair do chão, com o objetivo de alcançar o espaço, é necessária uma força incrível de propulsão, aliada à uma grande quantidade de combustível para essa decolagem. Nos negócios, o nome dessa força é gestão, e o nome do combustível, dados.

Não adianta somente hoje vender. Para se ter um objetivo concreto de crescimento, é necessário que sua empresa conheça bem o que tem e como pode crescer. Entender seu consumidor, entender e otimizar sua capacidade de estoque e vendas, performar de maneira cada vez mais otimizada é essencial para tirar sua empresa do lugar comum, ou seja, do solo.

Segundo estágio: escala

Para crescer hoje, é necessário se pensar em escala. Você até pode buscar crescer da forma tradicional e orgânica, montando novas unidades de acordo com o sucesso das unidades já abertas ou consolidadas. Mas, modelos de negócio como o franchising ou os canais digitais, permitem que as marcas alcancem  rapidamente mais consumidores.

A pandemia forçou a transformação digital de muitos negócios, além de ter gerado outros que já nasceram nesse meio. Ser digital se trata cada vez menos de ter um novo canal e cada vez mais de buscar formas de estar disponível ao seu consumidor, da maneira e no tempo que ele deseja comprar e receber de sua empresa.

Terceiro estágio: ecossistema

Consolidado o segundo estágio, está na hora de pensar em conceitos maiores. Voos mais altos permitem a confiança de se buscar novos desafios, e avançar além de onde está o mercado. O mercado e as marcas que estão conseguindo alcançar esses novos horizontes, estão ampliando suas atividades para muito além de suas atividades iniciais.

O avanço tem permitido que empresas de varejo comecem a flertar além de segmentos distintos de sua origem (uma rede de eletro que comece a vender moda ou alimentos através de parcerias ou aquisições), para uma ampliação cada vez maior de serviços (como aplicativos de delivery, seguros, assistência médica). Ou, até mesmo, buscando um mercado totalmente fora do varejo como parcerias ou iniciativas no mercado financeiro, visando oportunidades como o open banking e as carteiras digitais. Esse movimento cria novos públicos e uma integração cada vez maior que permite uma visão de “ecossistema” do conjunto.

Não é um caminho simples, assim como uma viagem de foguete também não é. Mas, com objetivos claros, foco e determinação é possível.

Olhando o exemplo acima descrito, é claro que uma empresa pode até buscar decolar a partir do segundo estágio antes de ter eficiência no primeiro. Mas, encontrará mais dificuldades em seu caminho para alcançar o terceiro estágio. Entretanto, quanto mais eficiente você for na primeira etapa, mais natural e fácil será o avanço para a segunda e assim por diante.

Assim como em viagens espaciais são necessários treinamentos, capacitações e principalmente tecnologia que permita que tudo seja feito com controle e segurança em seus processos.

O que te impede de decolar hoje?


Um grande abraço e boas vendas


Caio Camargo 

Editor | falandodevarejo.com