terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como enfrentar o Golias no Black Friday? Especialista dá 7 dicas para os pequenos

Adriano Caetano, Diretor da Loja Integrada, indica caminhos para não ser mais um no dia mundial de descontos

No dia 29 de novembro, acontece a quarta edição do Black Friday Brasil, conhecido como dia mundial de descontos e inspirado na grande liquidação que acontece nos Estados Unidos após o feriado de Dia de Ação de Graças. De acordo com a ABCOMM - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - o faturamento das lojas participantes no dia da promoção cresce em média 300%. Em 2012, as vendas somaram mais de R$ 217 milhões, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais. Com gigantes no mercado disputando espaço, os micro e pequenos empreendedores precisam estar preparados para conseguir seu lugar entre tantas ofertas. “Como há mais tráfego na internet de pessoas a procura de produtos, é uma excelente forma dos micro e pequenos empreendedores conquistarem novos clientes e fidelizarem os atuais. No entanto, é preciso atenção a alguns cuidados”, explica Adriano Caetano – Diretor da Loja Integrada, plataforma que inovou no mercado facilitando a criação de lojas virtuais e que já possui mais de 30 mil clientes em seis meses de lançamento, grande parte empresas de pequeno porte. Veja algumas dicas abaixo:



Dica 01

Nicho – promova ofertas com produtos mais exclusivos, não concorra com as mesmas mercadorias das grandes lojas. De preferência ao que só você tem.

Dica 02

Capriche no preço – negocie com seus fornecedores, diminua a margem de lucro. Esta é uma grande oportunidade para os consumidores conhecerem sua loja e seus produtos.

Dica 03

Ative sua base - Prepare um e-mail marketing avisando sobre a promoção e envie para todos os seus contatos.

Dica 04

Torne sua participação social – utilize as redes sociais para anunciar suas ofertas e amplie o investimento em anúncios nesta época.

Dica 05

Como anda seu estoque? Grandes promoções são uma oportunidade de vender aqueles produtos de menor giro.

Dica 06

Repagine - Faça um layout especial, mude as fotos de lugar, destaque as ofertas.

Dica 07

Honestidade – Lojas de pequeno porte conquistam espaço em um mercado tão concorrido fidelizando o cliente por meio de um bom atendimento. Fidelidade é confiança: promova ofertas reais, que tragam economia para o cliente.