domingo, 19 de julho de 2009

Manual de Merchandising: Demonstração

Ola a todos.

Prosseguindo com nosso Manual de Merchandising , hoje vamos tratar do tema Demonstração.
Demonstrar os produtos no ponto-de-venda é tão importante quanto uma boa promoção. Em alguns casos, dependendo do produto em questão, demonstrar adequadamente um produto pode ser até mesmo mais eficaz para o resultado nas vendas do que a aplicação de um banner ou um splash.

Imagine a seguinte situação: Diversas caixas de um produto empilhadas em uma ilha promocional, com o preço adequado e com um splash chamativo. Imagine que é um produto no qual ou a embalagem pouco mostra ou fala sobre ele, ou que se trata de um produto no qual vem desmontado dentro da caixa, de uma maneira na qual o cliente através da caixa dificilmente tem idéia de seu tamanho ou peso.

Será que vale a pena deixar um desses produtos à mostra para o cliente? Claro que sim!

Veja no exemplo dessa imagem, em uma loja de brinquedos. A simples caixa em si pouco diz sobre o produto. Na verdade, possui uma bela ilustração, mas não passa a real dimensão do mesmo, principalmente para seu público-alvo, as crianças.Agora, repare no impacto que o mesmo produto causa quando uma peça é exposta sobre a ilha, demonstrando o produto às crianças, despertando o desejo e o impulso de compra.
 
Nada como o produto real !
 
Apesar de o caso ter sido ilustrado em uma loja de brinquedos, ele é aplicado em diversos segmentos do varejo, como supermercados (televisores expostos sobre as caixas), home centers (ventiladores, blocos de vidro, revestimentos), lojas de calçados (calçados fora da caixa), entre outros.
 
 
CONHEÇA MAIS DICAS DE MERCHANDISING: CLIQUE AQUI
 
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo