quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SAMPRO leva tendências do Marketing Promocional a várias cidades brasileiras

Universitários do Rio de Janeiro, de Curitiba, Porto Alegre e Americana(SP) receberam especialistas que divulgaram o crescimento de um dos mais importantes segmentos da Comunicação no país

Executivos e donos de algumas das agências mais influentes do Marketing Promocional brasileiro estiveram reunidos com universitários de 11 instituições das cidades de Americana(SP), Curitiba, Porto Alegre e do Rio de Janeiro entre os dias 24/09 e 04/10, para a realização do ciclo de palestras da 8ª SAMPRO – Semana Acadêmica do Marketing Promocional. O encontro, que já é considerado o maior movimento unificado da Comunicação brasileira, reúne, simultaneamente, estudantes dos cursos de Comunicação, Marketing e correlatos em várias cidades, uma vez por ano, para que os jovens possam acompanhar o desenvolvimento do setor promocional no Brasil. “Trata-se de um dos setores que mais cresce no país, em velocidade maior que a própria Comunicação, e que apresenta uma infinidade de oportunidades para estes jovens que ingressam no mercado. Por isso a importância da SAMPRO, precisamos não só mostrar o que está por vir, mas especialmente ensinar como eles podem navegar neste oceano.”, afirma Kito Mansano, presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, entidade criadora da SAMPRO.


Na cidade de Americana, interior de São Paulo, a 8ª SAMPRO fez uma “viagem” pelas Olimpíadas de Londres 2012, com a participação do Diretor Regional da AMPRO para o Interior de São Paulo e Litoral, Wilson Soderi, e de Luciano Vian, Planejamento da The Group. Os tópicos abordados para os alunos de Publicidade e Propaganda da UNISAL foram as oportunidades que a AMPRO oferece ao público universitário e as campanhas e ações desenvolvidas em grandes eventos esportivos, com um olhar analítico sobre o que trouxeram as últimas Olimpíadas.

Em Curitiba, as palestras reuniram alunos do Positivo, da Unibrasil, da PUC e da Unicuritiba. Os encontros foram ministrados por Renato Cavalher, Presidente de Criação do Grupo OpusMúltipla; Rafael Machado, Diretor de Criação da OC Promo; Soraia Vieira, Diretora de gestão e RH MC4 Promo; Graziely Prezutti, Gerente de Marketing da MC4 Promo; e Andre Dihl, diretor da Locus e Diretor Regional Sul da AMPRO.

Já em Porto Alegre, a SAMPRO aconteceu em três instituições, Fabico (UFRGS), Famecos (PUCRS) e ESPM Sul. “Tivemos a atividade acontecendo dentro das disciplinas mais afins ao Marketing Promocional. Com um público totalmente interessado e inserido no assunto, conseguimos mostrar que o mercado promocional é atraente, tem vagas e cresce todos os anos.”, diz Alexandre Godoy, Diretor Regional da AMPRO para o Rio Grande do Sul. Além de Godoy, o ciclo de palestras na capital gaúcha contou com a participação de João Ramos (Storck Soluções Promocionais), Samir Hoffschneider e Antonio Gabiatto (Uptime Comunicação), Guilherme R. Hillebrand (Duetto), Renata Keller (Marprom) e Alexandre Godoy e PC Dias (Mazah Live Marketing). “Tivemos ainda a oportunidade de nos aproximar e abrir as portas da AMPRO para os professores dessas instituições. Na ESPM, O resultado foi imediato: no próximo dia 11, os associados da entidade se reunirão com a escola para debater formas consistentes de levar o mundo Promo para dentro da academia com mais intensidade.”, revela o Diretor Regional da AMPRO.

No Rio de Janeiro, a SAMPRO aconteceu nas universidades Estácio (Campus Rebouças, Campo Grande e Tom, Jobim), Moacyr Bastos e ESPM, com a participação de alguns dos profissionais mais consagrados do Marketing Promocional carioca, como Tony Coelho, Diretor Regional da AMPRO no Rio e da Integra, Marcio Formiga, Diretor de Criação do Grupo ADMA e Rafael Liporace, sócio-diretor da Biruta. “Tivemos palestras muito produtivas e de extremo interesse, com destaque para as turmas da Moacyr Bastos, Estácio Campo Grande e Estácio Rebouças. Foi mais uma oportunidade de apresentarmos a esse público jovem e cheio de energia a realidade de um mercado que permanece em franco crescimento e ninguém melhor do que a AMPRO, que é a verdadeira representante das agências de Marketing Promocional no Brasil, para cumprir esta tarefa.”, finaliza Tony Coelho.