sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Grupo Martins anuncia plano de sucessão

Às vésperas de completar 60 anos, maior atacado distribuidor do Brasil consolida estratégia para o futuro.

Alair Martins do Nascimento, fundador do Grupo Martins em dezembro de 1953, em Uberlândia (MG), anunciou nesta semana seu plano sucessório para o Grupo, um dos maiores e mais bem sucedidos conglomerados familiares do Brasil.


Segundo Martins, a definição da sucessão é fundamental para consolidar a estratégia vitoriosa de manter a liderança no segmento de atacado distribuidor no Brasil e para perenizar o negócio, garantindo ao pequeno e médio varejo de todo o País os serviços e produtos com a mesma qualidade de sempre. “Estou muito feliz com essa decisão”, comemora Alair Martins. “Agora, tenho tranquilidade para dizer que, além de sermos a única empresa do setor com a administração totalmente profissionalizada, seremos o primeiro atacadista-distribuidor a chegar à marca dos 60 anos de fundação”.

Reconhecido como o grande pioneiro e empreendedor do atacado distribuidor brasileiro, Alair Martins continua com o controle acionário do Grupo, assim como com o poder decisório, em caráter vitalício. A propriedade das suas ações, porém, foi transferida, igualitariamente, para seus três filhos – Renato, Juscelino e Alair Jr., num acordo considerado inovador por especialistas, em se tratando de empresas familiares.

Esse acordo prevê, a partir do primeiro trimestre de 2013, a criação do Conselho de Família, que reunirá Alair Martins e seus três filhos, que passam a compartilhar com o pai as decisões estratégicas do Grupo. Nenhum dos integrantes do Conselho de Família será gestor de empresas do conglomerado. O Conselho de Família contará ainda com “advisors” (conselheiros externos) que atuarão para obter o consenso nas decisões.

O Grupo já atua com Conselhos de Administração tanto no atacado distribuidor quanto no banco. Esses dois negócios são dirigidos há anos por executivos de renome no mercado: Walter Faria preside o Martins e João Ayres Rabello Filho, o Tribanco. As decisões estratégicas de cada negócio continuarão sendo tomadas pelos respectivos Conselhos de Administração, que também contam com membros independentes.

“Todas essas medidas têm o objetivo de fortalecer o Grupo e perenizá-lo para os desafios das próximas décadas”, afirma Alair Martins, com os mesmos fôlego e paixão pelos negócios de seis décadas atrás.