No ano, o crescimento acumulado atingiu 0,9% até novembro

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica cresceu 0,3% em novembro/12 na comparação com o mês imediatamente anterior (outubro/12), já descontadas as influências sazonais. Em comparação com o mesmo mês do ano passado (novembro/11), a alta foi de 1,2%. No período de janeiro a novembro de 2012, a atividade econômica acumulou alta de 0,9% em relação ao mesmo período de 2011.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta de 0,3% da atividade econômica em novembro, após um crescimento de 0,4% verificado em outubro, confirma que no terceiro trimestre de 2012 foi mantida a trajetória de recuperação gradual do ritmo de expansão da atividade econômica, após os fracos resultados observados especialmente durante o primeiro semestre de 2012.

Do ponto de vista da oferta agregada, o setor de serviços foi o único que registrou expansão em novembro de 2012, com alta mensal de 0,2%. Tanto a agropecuária quanto o setor industrial registraram quedas mensais de 0,7% e 0,4%, respectivamente, no penúltimo mês de 2012.

Pelo lado da demanda agregada, o maior crescimento foi verificado nas exportações de bens e serviços, as quais avançaram 5,2% em novembro/12 perante o mês imediatamente anterior. Também o consumo, tanto do governo quanto das famílias, contribuiu positivamente para a atividade econômica em novembro, crescendo 1,5% e 0,6%, respectivamente. Já as contribuições negativas para a atividade econômica vieram dos investimentos (queda de 0,6%) e das importações de bens e serviços (alta de 4,2%).