segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

NRF 2013: A Grande Convergencia

Na super session captaneada pelo pessoal da Deloitte, o foco foi a nova revolução pela qual nossa sociedade está passando, e se a Revolução Industrial mudou a indústria, a revolução do varejo (Retail Revolution), está alterando a forma como compramos, consumimos e interagimos com as marcas.

A verdade, segundo a Deloitte, é que não há mais canais, apenas empresas e consumidores. O conceito de Omni-Channel, apresentado no ano passado, veio para ficar.

A revolução vem alterando a forma como operamos nossos pontos-de-venda:
  • Um consumidor que compra em multicanal, pode comprar até mesmo tres vezes mais do que um comprador tradicional.
  • Seus consumidores são seus melhores "marqueteiros". Uma blogueira, por exemplo, deve ser considerado parte de seu departamento de marketing, pois seja até mesmo de maneira indireta, essa pode ser tornar uma porta-voz de sua marca.
  • Seus funcionários devem carregar os mesmos smarphones ou similares aos de seus clientes, devem buscar ter a mesma experiência de acesso e informações que seus clientes estão tendo com sua marca.
  • Funcionários devem ter autonomia, informação e capacidade de resolver problemas. Somente assim, poderão conviver e acompanhar o ritmo de necessidades e demandas de seus clientes.
  • A revolução já está aí, se sua loja não está preparada, seus consumidores irão comprar em outro lugar.