quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Expansão da rede de lojas marca crescimento de vendas no varejo em fevereiro

De acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), a expectativa é que as vendas de março cresçam 6,5%, impulsionadas, principalmente, pela expansão de nova metragem de venda

O mercado varejista estima que as vendas em fevereiro tenham uma alta de 3,2%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esta é a projeção do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente com os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).
Um dos fatores que influenciaram fortemente este crescimento foi a expansão da rede de lojas no período.



Ainda de acordo com o estudo, o mês de março deve marcar uma maior aceleração do ritmo de vendas em 2013. O próximo mês deve ter crescimento de vendas de 6,5% e em abril, 9,5% quando comparados com os mesmos períodos do ano passado. Essa estimativa de crescimento também é sustentada pela expansão da rede de lojas, já que o crescimento real nas mesmas lojas é estimado em negativos 4,5% e 1,5% em fevereiro e março, respectivamente e positivos 1,2% em abril de 2013.
Embora o setor de bens não-duráveis tenha previsão de desaceleração em fevereiro (0,4%), estima-se que a melhora para os meses seguintes seja de aumento de 9,2% em março e expressivos 15,4% em abril. “As despesas das famílias com as festas da Páscoa influenciarão positivamente nas vendas do setor nos meses de março e abril”, projeta o presidente do IDV, Flávio Rocha.

O setor de bens semiduráveis (vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos) também apresentará melhor desempenho a partir de fevereiro. Com a expectativa da chegada das coleções outono/inverno, as vendas devem ter expansão de 8,2% em fevereiro e 8,1% e 9,4% em março e abril, respectivamente. Mesmo com o gradual aumento das alíquotas do IPI para a linha branca e móveis, o setor de bens-duráveis (como móveis, eletrodomésticos, material de construção e outros) aponta para alta de 4,5% e 8,1% entre fevereiro e março.

De acordo com o presidente do IDV, Flávio Rocha, o setor varejista brasileiro segue em expansão, gerando novos empregos e contribuindo para o aumento da atividade econômica em 2013. “Os números de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram fontes de boas notícias para a conjuntura econômica. A taxa média de desemprego em 2012 ficou em 5,5%, inferior à observada em 2011 e é a menor taxa de toda a série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) iniciada em março de 2002. O varejo estima taxas de crescimentos solidas para 2013 e 2014 baseadas na expansão contínua do crédito e nos bons números de renda e emprego”, conclui Rocha.

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 37 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

Conheça as empresas associadas: Bob´s, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Decathlon, DPaschoal, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Hering, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, mmartan, O Boticário, Paquetá, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart, Zelo e GS&MD- Gouvêa de Souza.