terça-feira, 27 de agosto de 2013

Marketplace do segmento farma chega ao país e recebe investimento de R$ 2 milhões

Portal diferenciado para contribuir com o crescimento do setor de saúde e bem estar no país propicia facilidade ao e-consumidor e oportunidades para farmácias que ainda não estão no ambiente online, abrindo também um canal para negociação com Indústrias e distribuidores

Ser um espaço online onde as farmácias poderão marcar presença virtual, vendendo produtos ou apenas informando disponibilidade e endereço físico mais próximo ao cliente. Assim nasce o 3Farma – www.3farma.com.br -, um Marketplace de lojas físicas do setor farmacêutico.



Criado pelo Grupo Entire TP, especializado no desenvolvimento de soluções de comércio eletrônico para o mercado corporativo (B2B), a empresa se apoia na expertise de mais de dez anos da matriz no segmento farmacêutico, em que atende empresas como Pfizer, Novartis, GSK, Aché, Boehringer, Sandoz, Santa Cruz, Apsen, Althaia, entre outros.

“Nós víamos a necessidade de inclusão digital que o ramo farmacêutico apresentava, principalmente as farmácias de bairro e que não fazem parte das grandes redes. Por isso utilizamos de todo nosso conhecimento e experiência na relação com a indústria e a distribuição e resolvemos investir na criação da 3Farma”, conta José Ricardo Ferreira, CEO do Grupo Entire TP.

A plataforma

Com o portal, as farmácias poderão ter páginas próprias, onde será possível a criação de um e-commerce, ou também poderão apenas marcar presença online, incluindo o endereço da loja física, que poderá ser identificado pelos usuários a partir de geolocalização.

Além disso, o 3Farma também conta com áreas especiais para a indústria e para distribuidores, que poderão negociar, realizar promoções, ações de marketing e até mesmo acordos de vendas sobre determinados produtos com as farmácias.

“Ao todo, o portal será dividido em cinco ambientes: administração do portal, área da indústria, área da distribuição, área da farmácia (PDV), e área para o consumidor. Nosso grande objetivo é que o 3Farma facilite as negociações entre o Ponto de Venda (PDV) e a indústria/distribuição, e também leve um ponto fácil de contato entre a farmácia e o cliente”, explica Ferreira.

Dentro do portal, o PDV poderá vender ao consumidor, como também comprar diretamente da Indústria ou da distribuidora. Também poderá ainda realizar ações de publicidade, como disparo de e-mail marketing e criação de banners, inclusive, com um espaço onde poderá acompanhar a performance das ações. O 3Farma é a primeira plataforma B2B2C para o segmento farmacêutico.

O Consumidor poderá acessar o 3Farma via WEB ou baixar a aplicação no dispositivo móvel, onde poderá encontrar a farmácia mais próxima.

Investimento e expectativas

Para o desenvolvimento da plataforma, que terá o lançamento em versão beta nesse mês de Julho, foram investidos cerca de R$ 2 milhões. “Estamos fechando algumas parcerias, e acredito que nesse primeiro momento devamos alcançar mais de 5 mil farmácias e 20 laboratórios. Além disso, nossa meta é faturar 1,5 milhões de reais/mês com inscrições, publicidade e disponibilidade das nossas soluções integradas ao 3Farma até meados de 2014”, finaliza Ferreira.

O 3Farma é uma solução completa que oferece desde a criação da loja personalizada e do catálogo de produtos até o processamento do pagamento da compra com cartões de crédito, boleto e transferências bancárias. Além dos pagamentos citados, o consumidor poderá optar por pagar na entrega do produto. Tudo pode ser integrado também com as indústrias. O próprio PDV monta e gerencia sua loja e cadastra os produtos, sem nenhuma intervenção do site, em questão de minutos. Nenhum conhecimento técnico é necessário.