quarta-feira, 2 de abril de 2014

Vendas em SP crescem 7,9% em março ante fevereiro, aponta Balanço da Associação Comercial

Retorno à rotina na capital após férias e Carnaval resultaram no aumento; trimestre registra alta de 4,3% ante 2013


As vendas no varejo da capital paulista em março avançaram 7,9%, em média, ante fevereiro. A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que reúne indicadores sobre vendas a prazo e à vista, inadimplência e recuperação de crédito.

"O retorno à rotina normal na cidade de São Paulo, após férias e Carnaval, resultou nesse aumento", afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).



Ele completa que é comum as vendas acelerarem após períodos de êxodo do paulistano e que março contou com um dia útil a mais sobre fevereiro.

Em relação a março de 2013, o aumento médio foi de 2,1% - lembrando que ambos os períodos tiveram o mesmo número de dias úteis e de feriados (em março de 2013 teve a Semana Santa e, em março de 2014, o Carnaval), equilibrando o resultado.

Já considerando-se o primeiro trimestre de 2014, o salto médio foi de 4,3% ante o mesmo período de 2013. Rogério Amato faz uma ressalva: "A alta precisa ser vista com cautela, pode estar superestimada, já que neste primeiro trimestre tivemos apenas o feriado de Carnaval e no ano passado houve Carnaval e Semana Santa, enfraquecendo as vendas no período".

Ele lembra que todos esses resultados acompanham os mais recentes dados oficiais sobre massa salarial e emprego. "Esse bom desempenho das vendas reflete o crescimento da massa salarial, a baixa taxa de desemprego e também a disponibilização de crédito à pessoa física. Isso tudo impacta no poder de compra do consumidor. E a nossa expectativa é de que esse cenário permaneça", declara o presidente da ACSP.

A prazo X À vista

O IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo) do Balanço aponta que as vendas a crédito registraram um salto de 13,3% em março ante fevereiro e de 0,7% em relação a março de 2013. Já no trimestre, as vendas a prazo cresceram 3,7% ante 2013.

Os aumentos nesses três meses foram puxados pela comercialização de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, tablets, smartphones, TVs e outros aparelhos eletrônicos.

Já as vendas à vista, medidas pelo ICH (Indicador de Movimento de Cheques), avançaram 2,4% ante fevereiro e 3,5% em relação a março de 2013. No acumulado dos três meses, o crescimento foi de 4,8%.

Os setores que mais se destacaram nas vendas à vista nesses 90 dias foram o supermercadista, o de vestuário, o de farmácia e cosméticos e o de produtos de Carnaval.

Inadimplência

O IRI - Indicador de Registro de Inadimplentes, que mede o volume de carnês em atraso, registrou queda de 4,1% em março ante fevereiro (ocasionada pelo Carnaval) e aumento de 3,9% em relação a março de 2013. Já no acumulado houve crescimento de 5,2%.

O IRC - Indicador de Recuperação de Crédito, que mostra o total de registros quitados ou renegociados, apresentou queda de 12,7% em março ante fevereiro e alta de 3,3% em relação a março de 2013 - número um pouco abaixo do IRI, apontando para uma leve alta da inadimplência em março. "Essa alta não surpreende: ela é sempre registrada após o Carnaval", explica Rogério Amato.

Já no primeiro trimestre deste ano, o IRC cresceu 5,6% ante o mesmo período de 2013, um pouco acima do IRI. "Isso sinaliza que a inadimplência está em declínio mas poderá deixar de cair", afirma o presidente da ACSP.

O Balanço de Vendas da ACSP é baseado numa mostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).