segunda-feira, 22 de maio de 2017

Fórum de Empoderamento Feminino reúne personalidades e especialistas em Campinas

Com foco no segmento automotivo, evento discutiu importantes questões, como desigualdade salarial e assédio no ambiente de trabalho

O abismo que separa profissionalmente homens e mulheres no Brasil continua imenso. Segundo o último Relatório de Desigualdade Global de Gênero do Fórum Econômico Mundial, o país ainda levará cerca de 100 anos para igualar a questão. Entre os 144 países avaliados no relatório, ocupamos a posição 129ª, com destaque para a igualdade de salário entre os gêneros.


Com o objetivo de debater e discutir o papel da mulher no mercado de trabalho e, mais especificamente, no setor automotivo, a DPK, distribuidora de autopeças, pneus e acessórios para carros do Grupo DPaschoal, realizou na última semana seu 1º Fórum de Empoderamento Feminino. O encontro ocorreu em Campinas (São Paulo), dia 16 de maio, e contou com a presença de clientes varejistas, aplicadoras e especialistas da marca, além de convidadas especiais.

Cerca de 100 pessoas marcaram presença no Fórum, que foi aberto por uma palestra exclusiva da Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiração para a conhecida personagem dos quadrinhos da “Turma da Mônica”. A empreendedora criou, recentemente, o projeto "Donas da Rua", que apoia e dissemina o empoderamento feminino desde a infância, por meio das personagens da Turminha.

“Até certa idade, meninas e meninos se tratam da mesma forma. É depois que nós, influenciados pela sociedade, começamos a nos descriminar e criar estereótipos. Na Turma da Mônica, evitamos fazer isso. Todas as personagens femininas são fortes, se amam, aceitam e ajudam”, lembrou a empresária. Ainda no ano passado, a Mauricio de Sousa Produções assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU.

Na sequencia da palestra, participaram da mesa redonda do Fórum Ana Durães, proprietária da Story Eletroeletrônicos, Miriam Botelho, a frente da Oficina Robson Botelho, Sandra Nali, diretora da Escola do Mecânico, Juliana Oliveira, Gerente Regional de Vendas da Continental, Isabela Paschoal, diretora da Fundação Educar e Daterra Café e Rita Monte, representando a organização Artemis, entidade de referência na implantação de políticas e serviços voltados para a melhoria da vida das mulheres.

Assuntos como o assédio e o machismo no ambiente automotivo renderam debates e trocas de experiência, bem como a desigualdade entre homens e mulheres, o machismo no mercado automotivo e as liberdades de escolha, individuais a cada um. Márcia Bonfim, gerente de marketing da DPK, considerou o encontro extremamente produtivo e pretende possibilitar novas edições em breve. “Estamos pensando, inclusive, em levar esse formato para outras filiais. Além disso, iremos montar um blog sobre os assuntos, que ficará dentro do nosso portal. O objetivo é aprofundar, cada vez mais, essa importante discussão.”

Sobre a DPK

Especializada na distribuição automotiva no Brasil, a DPK está no mercado desde 1987, contando com dezoito filiais pelo país com um sistema avançado de distribuição de produtos. Com sua matriz em Campinas, ela também atua nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Pouso Alegre, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. Para deixar sua infraestrutura mais dinâmica e completa, a DPK possui escritórios regionais, franquias e postos de atendimento ao cliente, conhecidos como PAAC; todos dispostos a atender as necessidades dos clientes. A em empresa faz parte do Grupo DPaschoal, que também compreende também as empresas Auto Z, Maxxi Training, Daterra e Fundação Educar. Saiba mais em www.dpaschoal.com.br.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de quadrinhos do Brasil, com mais de 50 anos de história e responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo – são mais de 300 títulos até hoje. A companhia responde por 80% das vendas de histórias em quadrinhos do mercado brasileiro. E ainda há outros números impressionantes: são mais de 400 personagens criados e mais de 1 bilhão de revistas vendidas. Não à toa, as revistas da Turma da Mônica participam de forma tão importante da alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a empresa trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.