quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Pão de Açúcar anuncia compra do James Delivery

A startup curitibana é referência nacional em entregas premium e agora passa a integrar o Grupo GPA

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro, a compra de 100% da startup curitibana James Delivery, que oferece uma plataforma multisserviços de encomenda e entrega de produtos diversos, que vão, desde itens vendidos em supermercados, até restaurantes e drogarias. Fundado em maio de 2016, o James Delivery iniciou sua atuação pela cidade de Curitiba (PR) e se transformou rapidamente em uma grande referência no segmento.


A transação está alinhada com a estratégia omnicanal do Grupo Pão de Açúcar em uma visão de longo prazo. A aquisição proporciona ao GPA, ainda, a entrada em um novo nicho de negócio, o dos SuperApps – plataformas que permitem aos usuários receberem em uma hora produtos diversos de parceiros selecionados em “verticais de consumo”, como supermercados, conveniência, drogarias, restaurantes e outros. Esta nova oferta complementa as modalidades de entrega que o grupo já disponibiliza aos seus clientes: compra em loja física, entregas next day, same day e express (em até 4 horas) e Clique & Retira (compra pela internet e retira em loja física).

“É uma oportunidade singular de acelerarmos significativamente nossa estratégia omnicanal, oferecendo aos nossos clientes soluções cada vez mais personalizadas e mais diversas para realizar suas compras”, comenta Peter Estermann, CEO do GPA. Para Estermann, a aquisição coloca o Grupo em um patamar diferenciado com relação à ampliação da entrega de serviços aos clientes, ligado a um ambiente de inovação, e de maneira disruptiva. “Eles têm tecnologia diferenciada, um time altamente capacitado, um conhecimento operacional do negócio muito bom e uma visão estratégica clara totalmente alinhada com nossas diretrizes”, reforça.

A partir desta terça-feira (11), os produtos das bandeiras do GPA em Curitiba (Pão de Açúcar e Extra) serão oferecidos na plataforma do James Delivery com um alto nível de integração entre canais e uma experiência diferenciada ao cliente. A médio prazo, o Grupo terá o James Delivery como sua única plataforma multisserviços, cujas verticais serão atendidas pelas próprias bandeiras da Companhia ou por parceiros selecionados nas verticais em que o grupo não opera, proporcionando uma geração de receita diferenciada para a Companhia e para estes parceiros.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, comenta Lucas Ceschin, co-fundador do James Delivery ao lado dos empresários Eduardo Petrelli, Ivo Roveda e Juliano Hauer. “Com o apoio do GPA, vamos conseguir acelerar nosso crescimento na vertical do varejo, oferecendo uma experiência totalmente integrada com as lojas físicas do Grupo. Este será um forte diferencial para trazer mais valor aos nossos clientes em todas as verticais do James”, completa Ceschin.

Em um primeiro momento, a gestão do James seguirá independente. Os quatro fundadores da empresa (Lucas Ceschin, Eduardo Petrelli, Ivo Roveda e Juliano Hauer) terão status de diretores executivos no GPA. Além disso, o James continuará prestando serviços em parcerias com outras empresas como restaurantes e farmácias, mas no setor de supermercados o GPA passa a ser atendido com exclusividade. A meta do GPA é expandir o serviço para todas as regiões em que o grupo varejista tem operação relevante até o fim de 2019.

Sobre o James Delivery

Funcionando no Brasil desde maio de 2016, com início das operações na cidade de Curitiba, o James Delivery está disponível nas plataformas Android e iOS. Nele, os usuários podem comprar tudo o que quiserem, de qualquer empreendimento comercial, entre eles comida, livros, temperos, remédios, roupas, perfumes, ração para cachorro, chuveiro, chuteira e bebidas.

"Somos um delivery com características bem especiais. Compramos qualquer coisa, de qualquer lugar e entregamos em minutos. Os brasileiros estão acostumados com o tradicional delivery de restaurantes em que o motoboy sempre faz a entrega da mesma coisa. O James consegue entregar qualquer produto que possamos comprar na cidade e entregar de bike, carro ou moto. São tantas possibilidades que o público demora para acreditar que com um único aplicativo é possível fazer tudo isso”, comenta Juliano Hauer.

No primeiro semestre de 2018, o James Delivery lançou o “James Voice”, se tornando a primeira empresa do mundo a oferecer delivery por comando de voz. Além de ser uma solução inédita para os usuários, o “James Voice” difunde a acessibilidade beneficiando pessoas com dificuldades motoras e visuais. "Somos a primeira empresa do mundo a oferecer delivery por comando de voz, facilitando a vida de pessoas muito atarefadas, que tenham urgência em receber o produto, e, principalmente, pessoas com dificuldades motoras e visuais, que nunca tiveram uma ferramenta tão descomplicada para auxiliar nas compras do dia a dia", detalha Lucas Ceschin.

Outro grande diferencial do James Delivery fica por conta das entregas sustentáveis. Mais de 50% da frota da startup é formada por bicicletas. Esses diferenciais têm atraído centenas de jovens que sonham em entrar para a equipe do aplicativo, que conta até com lista de espera. A maior parte dos entrevistados são universitários que fazem entregas ecologicamente responsáveis como forma de incrementar a renda mensal. Os ciclistas do James Delivery já percorreram uma distância suficiente para dar mais de cinco voltas ao mundo. Além disso, as entregas sustentáveis “pouparam a vida” de mais de 500 árvores.

Para conhecer um pouco mais sobre a startup, acesse o site www.jamesdelivery.com.br.