[ListLayout]
×

Como começar no marketing digital?

Marketing digital para pequenas empresas é uma estratégia que deve estar no planejamento da sua marca.  A presença da sua empresa no mundo online é essencial para promover o seu negócio, encontrar o público-alvo certo e ganhar dimensão.

São muitos os recursos que o marketing digital para pequenas empresas oferece. Com um portfólio grande de soluções para divulgar uma empresa e auxiliar nos processos comerciais, você deve saber quais são as opções disponíveis no mercado e como isso vai ajudar a escalar a sua marca.

Como funciona o marketing digital?

O marketing digital está transformando a relação de marcas e consumidores. Por meio de estratégias de vendas, fidelização de clientes, conteúdo, otimização para motores de busca, entre outras opções, empresas conseguem se promover e atingir o seu público-alvo correto.

Além disso, a performance de cada ação realizada é mensurável, ou seja, é possível medir os resultados nas campanhas realizadas em mídia paga, display, e-mail marketing, campanhas patrocinadas em redes sociais, etc.

A base do marketing digital começa na definição de objetivos de cada cliente, escolha dos canais mais adequados, assim como conteúdo bem feito, escolha das palavras-chaves corretas e um criativo que converta.

Como dizem, marketing digital bem feito nem parece marketing.

Benefícios do marketing digital

Além da mensuração de resultados citada acima, os benefícios do marketing digital podem ser listados abaixo, como:

- Segmentação de público: você consegue atingir o maior número de pessoas que precisa para ter uma campanha de sucesso, selecionando exatamente o perfil que faz sentido para o seu negócio. Seja uma ação local ou nacional, você consegue detalhar sua segmentação.

- Credibilidade: estratégias de marketing digital para pequenas empresas trazem mais autoridade para as marcas. Quando a presença digital é frequente, a empresa pode ficar mais presente na lembrança do consumidor. Isso pode acontecer por meio de blogs corporativos, newsletter, marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, etc.

- Competitividade: se você acha que estratégias digitais são só para grandes empresas, saiba que o marketing digital é para pequenas empresas também. O que muda é seu posicionamento e adequação aos seus objetivos. Mas, estar presente com estratégias podem ter colocar em evidência para clientes potenciais.

- Relacionamento com sua audiência: vender é importante para qualquer empresa, mas entre os benefícios do marketing digital está também o relacionamento com seu cliente, que pode ser potencializado com estratégias corretas e experiências de fidelização.

Agora que você já sabe os benefícios do marketing digital para pequenas empresas, separamos algumas estratégias para que conheça com mais detalhes a que pode ajudar a sua empresa:

Marketing de conteúdo

Segundo a pesquisa Content Trends 2019, 67,3% das empresas adotam o marketing de conteúdo como estratégia e 56,9% pretendem adotar. A solução é uma maneira de se mostrar ao seu público sem, necessariamente, vender para ele num primeiro momento.

A princípio se educa o lead, levando informações de valor sobre produtos, serviços, soluções, etc. Depois, numa segunda etapa, é hora de criar conteúdo para estreitar o funil de vendas e deixar o seu cliente cada vez mais bem informado para uma decisão de compra.

Um cliente seguro tem muito mais chances de fechar negócios com a sua empresa.

Redes sociais

Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, Tik Tok.... As mídias sociais são muitas e estar presente nelas é fundamental para o cliente conhecer mais sobre sua empresa.

Por meio das mídias sociais é possível entender mais sobre o perfil do seu cliente, suas preferências, dados demográficos, sexo, entre outras características. Desse modo, as mídias sociais são ótimas plataformas para relacionamento com o consumidor e para promover campanhas patrocinadas. 

SEO

SEO (Search Engeni Opitmization) nada mais é do que otimizar seu site para que ele apareça nas melhores posições da busca orgânica do Google.  Para demonstrar relevância é necessário escolher as palavras-chaves certas, ou seja, aquelas que mais são buscadas pelos seus clientes.

Feito isso, é hora de inserir essas palavras nas páginas corretas do seu site para que ele seja encontrado mais facilmente, quando uma pessoa fizer uma busca no Google. Entre as estratégias de SEO estão análise técnica do site para as palavras corretas e produção de conteúdo frequente.

Quanto mais conteúdo de relevância você produzir, mais chances do seu site aparecer nas primeiras posições do Google. Dessa forma, também se aumenta as chances de contato de clientes potenciais para o seu negócio.

Links patrocinados

Investir em links patrocinados no Google é outra estratégia para que seu negócio atraia clientes certos no momento exato de compra deles. Ao fazer uma campanha no Google ou nas redes sociais, seu anúncio aparece primeiro e traz evidência para sua marca.

A conversão do link patrocinado é uma das suas vantagens, pois ele aparece direto para o lead que já está precisando do seu produto ou serviço. 

Inbound marketing

A base do inbound marketing é o conteúdo e seu compartilhamento para o público-alvo correto. O conteúdo produzido é elaborado pensando em atrair clientes, apresentando produtos e serviços sem, necessariamente, vender diretamente.

Apresenta-se informação relevante, conteúdo de qualidade, como e-books, webinar, treinamentos, etc, para fidelizar clientes e depois transformar sua marca em referência para esses consumidores. Assim, eles podem vir a comprar seu produto ou serviço futuramente.

Mídia display

Ao fazer uma campanha de links patrocinados, você tem a opção de selecionar mídias display. Os anúncios em mídia display aparecem em portais que possuem relação com o seu negócio. Neste formato, sua empresa só pagará se o potencial cliente clicar no seu anúncio ou se ele realizar uma ação indicada.

E-mail marketing

Campanhas de e-mail marketing devem estar nas estratégias de marketing para pequenas empresas e, preferencialmente, serem recorrentes. Informações relevantes, chamativas e objetivas são premissas para uma campanha de sucesso.

Para que isso traga mais resultados, possuir listas segmentadas de contato é essencial para que o e-mail marketing atinja quem possa se interessar pelo assunto. Lembre-se que o lead deve ter aceitado receber as suas campanhas e promoções.

Remarketing

Já imaginou criar uma campanha para quem visitou o seu site, mas não comprou? Com o remarketing essa estratégia é possível. Você pode apresentar anúncios da sua empresa novamente para esse público e ter mais chances de “convencer” essa pessoa a entrar no seu site de novo.

Essas são algumas estratégias de marketing para pequenas empresas, que são acessíveis e podem ser aplicadas na sua marca independente do seu tamanho.



Artigo escrito por Talita Scotto, diretora da Agência Contatto, especializada em assessoria de imprensa, conteúdo e mídias sociais.

Comentários

caiocmgo