terça-feira, 12 de maio de 2020

Serasa Consumidor se reposiciona como Serasa

O Serasa Consumidor, startup e braço da Serasa Experian dá mais um passo: a partir deste mês, a empresa passa a se chamar apenas Serasa. Além da mudança da marca, o ecossistema de serviços está acelerando a inclusão de novos serviços gratuitos, bem como lançará em breve a atualização de seus canais digitais (site e web). A partir de agora o site está disponível através do endereço www.serasa.com.br.Importante ressaltar que os serviços voltados para o B2B continuam com a marca Serasa Experian através do site: https://empresas.serasaexperian.com.br/.




Segundo Giresse Contini, Diretor de Marketing da Serasa, as novidades são frutos de um longo trabalho, onde o objetivo é melhorar e simplificar a experiência de cada consumidor que passou e passará pelo ecossistema financeiro: “O Serasa Consumidor nasceu como uma unidade de negócio com serviços voltados para o público. Ao longo dos últimos 3 anos essa área virou uma startup, com diversos novos serviços e produtos, a grande maioria gratuita. Entendemos que era o momento de simplificar nossa comunicação e estrutura de marca, nos aproximando dos consumidores a partir de novos serviços de apoio à vida financeira. Neste contexto, optamos por simplificá-la, agora apenas como Serasa, que é como sempre fomos conhecidos pelos mais de 44 milhões de brasileiros cadastrados em nosso site”, analisa Contini.

Além disso, os números da empresa impressionam:

•          Quase 27 milhões de pessoas consultaram o Serasa Score apenas no último ano 

•          Mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais (entre Instagram, Facebook e Twitter).

A agência in house da Serasa: criar e ditar tendências   

Desde o início de 2017, a área B2C, agora sob o nome de Serasa, internalizou sua estrutura de marketing, com o objetivo de ser cada vez mais ágil e digital, ou seja, desde então trabalha com uma equipe de marketing “in house”.

Atualmente, a diretoria de marketing conta com 23 pessoas, que se dividem em: criação, redação, conteúdo, earned media e influenciadores, social media, pesquisa, performance, SEO, CRM, entre outros. A área ainda conta com a estrutura de canais digitais, tanto via site (desktop e web) quanto aplicativo.

A empresa já é responsável por lançar 8 campanhas, 9 filmes publicitários que somam 46.3 milhões de views, uma placa de 100 mil inscritos pelo canal no Youtube Serasa Ensina, que em poucos meses irá bater 200 mil. Os pontos de destaque são muitos: em ações de marketing, a empresa lançou vídeos como, por exemplo, o “Finanças Com Prazer”, que contou com a participação da sexóloga Laura Muller dando dicas de educação financeira, e o ASMR de boletos sendo rasgados por 1 hora para relaxar as pessoas. 

Já se tratando de campanhas, a marca contou com importantes nomes, como Carlos Moreno e Daniella Mercury. O primeiro, que por muitos anos trabalhou sendo o rosto da Bombril, se tornou garoto propaganda do Serasa Limpa Nome, e o vídeo da campanha conta com mais de 20 milhões de views no Youtube. Se tratando de Daniela, a cantora foi responsável por levar a mensagem do Feirão Serasa Limpa Nome por todo o país em um filme carnavalesco. 

Essas e outras campanhas carregam a nova essência da marca, se aproximando dos consumidores e gerando incontáveis matérias em jornais e importantes veículos especializados. 

“Acreditamos na importância de pessoas conectadas ao negócio, participando da criação do produto e novas features. Isso cria uma cultura única, além do aumento de velocidade para criar e aproveitar as oportunidades”, afirma Contini. 

Serasa Score

Ferramenta gratuita que possibilita que o consumidor entenda como o mercado avalia sua capacidade de manter as contas.

Mais de 26.9 milhões de pessoas consultaram o Serasa Score apenas no último ano.

Serasa Limpa Nome

O Serasa Limpa Nome, serviço do Serasa que possibilita a negociação de dívidas atrasadas e negativadas de forma online, mostra todo seu sucesso em ajudar a população a organizar sua vida financeira. 

Serasa eCred

O Serasa eCred, buscador e comparador de crédito online gratuito criado pela Serasa, segue trilhando sua bem-sucedida função de conectar pessoas com as melhores opções de crédito disponíveis no mercado.

Serasa Antifraude

Contra fraudes: Serasa Antifraude. Único serviço que protege os consumidores de golpes que podem causar grandes dados em suas finanças. O Serasa Antifraude ajudar a monitorar dados em todo o mundo e em tempo real, alertando se informações pessoais foram comprometidas. No momento em que o vazamento é descoberto, o usuário poderá reagir rapidamente, tomando algumas medidas de segurança para se proteger.

Acompanhar seu extrato bancário, ficando atento a transações desconhecidas;
Evitar compartilhar dados pessoais por e-mail: nome, CPF e conta bancária;
Substituir as senhas atuais por outras mais eficientes, exclusivas e seguras;
Cancelar rapidamente cartões bancários e fazer um boletim de ocorrência.

Serasa Ensina

O Serasa Ensina é o braço educacional da Serasa. Nele, o consumidor encontra dicas para aprender como economizar dinheiro, entender e aumentar seu score de crédito, como limpar o nome, como conseguir crédito, além de disponibilizar podcasts com entrevistas variadas e dicas no Youtube. Hoje o site do Serasa Ensina carrega a medalha de site com maior audiência no setor de educação financeira do Brasil, além de ostentar os mais de 172 milhões de views em seu canal no Youtube, que já passa dos 170 mil inscritos.

Projeto Itinerante Serasa

A Serasa possui um projeto em um Caminhão Itinerante, que leva informações e serviços gratuitos à toda população, principalmente para os que não possuem fácil acesso à internet. Em seu terceiro ano, o caminhão passará por mais inúmeras cidades até dezembro, levando principalmente renegociação de dívidas. No total, o veículo já rodou mais de 40 mil km e atendeu mais de 200 mil consumidores pelo Brasil ao longo de todo projeto.

História da Startup

Desde 2012, o Serasa Consumidor atua como braço B2C Serasa Experian e responsável por estreitar o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Em 2017 passou por uma reformulação, se tornou startup e recebeu o propósito de lançar diversos serviços digitais voltados para melhoria da saúde financeira do brasileiro. A intenção de ter todos esses produtos na prateleira é estar presente em toda a jornada financeira das pessoas, descomplicando o acesso ao conhecimento e democratizando o crédito para os brasileiros de uma forma rápida, prática e justa. A Serasa possui hoje 244 funcionários, sendo que 126 ficam na unidade de São Paulo e 118 na unidade de Blumenau.