terça-feira, 2 de dezembro de 2014

ICV constata recuperação no comércio e sinaliza possível retomada no último trimestre

ICV 30, índice que mede fluxo de consumidores no varejo constata recuperação no comércio e sinaliza possível retomada no último trimestre

A SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate anunciam o lançamento do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) e ICV SAZ (Índice de Consumidores do Varejo Sazonal), índices de monitoramento do fluxo de clientes e que retratam o comportamento do comércio nas lojas físicas em datas comerciais, bem como durante todos os meses do ano.

Os ICV’s (Índices de Consumidores do Varejo) são dois indicadores desenvolvidos para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação e nas datas calendários do comércio. “A criação do ICV tem como principal objetivo antever o que a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE) mensura, ou seja, o comportamento do comércio nos meses anteriores. Só que a PMC faz isso com um “gap” de 50 dias e nós faremos imediatamente após o término do mês”, promete Eduardo Terra, presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).


O ICV 30, índice que monitora o movimento de cada mês, revela que, em outubro de 2014, houve um crescimento de 7,2% em relação ao mês anterior. Em novembro, o desempenho é 9,5% maior, na comparação com outubro, ambos em 2014. Quando comparamos novembro de 2014 com novembro de 2013, temos uma expansão de 1,2%. “A partir destes números, nos sentimos encorajados a afirmar que assistimos uma retomada de crescimento na ida das pessoas às lojas, o que nos permite prever uma recuperação no comércio para o último trimestre do ano”, afirma Eduardo.

Para Heloisa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, empresa responsável pelo monitoramento dos pontos de medição, a criação dos dois índices vem ao encontro de uma reivindicação antiga do mercado. “O varejo não consegue mais esperar tanto tempo por números do seu comportamento. A possível recuperação que estamos constatando hoje, só seria apurada daqui a 40, 50 dias”, declara a diretora geral.

Black Friday consolida-se como data de mais de um dia, afirma ICV Saz

Para exemplificar sua utilização e ilustrar sua eficiência, a SBVC e a Virtual Gate mediram o comportamento do fluxo de clientes durante a Black Friday, ocorrida na semana passada. Segundo dados colhidos nos 1200 pontos de medição controlados pela Virtual Gate, o movimento de 2014 foi 46% superior ao de 2013, considerando-se a mesma base nos dois anos. O ICV Saz também apontou reflexos positivos tanto na quinta feira (4%), quanto no sábado (14%). Os ICV’s adotam a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia Base 100 = Janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base = 100 primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.



Na opinião de Eduardo Terra, presidente da SBVC, a data vem se firmando aos poucos e este ano se consolidou em definitivo. “O comércio ganha mais uma data importante em seu calendário. Ainda não sabemos se a Black Friday está antecipando ou dividindo o Natal, mas sinaliza uma recuperação. O que pudemos concluir foi que a sexta alavancou a quinta e mais ainda o sábado”, avalia Terra.
Para Heloisa Granchi, diretora geral da Virtual Gate, os índices podem vir a se transformar em uma importante solução tanto para o empresário, quanto para o mercado e imprensa em geral. “Atualmente, monitoramos 1500 pontos de venda, o que nos confere uma amostragem bastante significativa. Com o passar do tempo e graças ao acompanhamento histórico de nossos dados, de acordo com a segmentação da atividade e região geográfica, poderemos ampliar bastante o cardápio das informações que iremos oferecer”, garante Heloisa.