terça-feira, 22 de agosto de 2023

O impacto dos videogames nas gerações: como isso molda o mundo do consumo!


Vamos explorar um pouco sobre o universo dos videogames e como eles vêm moldando nossas gerações, influenciando comportamentos e transformando tendências de consumo. Sabia que o tempo dedicado aos videogames é duas a três vezes maior do que o tempo gasto com a educação? É um impacto gigantesco na nossa sociedade. Em minhas palestras, tenho falado um pouco sobre esse impacto, e divido agora com vocês aqui.

A Geração X, nascida entre 1961 e 1980, foi a pioneira, crescendo com o Atari e Nintendo. Os jogos desse período representavam desafios diários - ganhando ou perdendo, no dia seguinte, eles precisavam começar tudo de novo. Isso formou uma geração incrivelmente resiliente, que valoriza a qualidade e a durabilidade no consumo.


Fonte: Caio Camargo

Fonte: Caio Camargo


Depois temos a Geração Y, ou os nascidos entre 1981 e 1994. Essa galera viveu a ascensão dos gráficos 3D e a possibilidade de salvar o progresso nos jogos. Isso levou a desafios e quebra-cabeças mais complexos, forçando uma reflexão mais profunda em busca de soluções - uma habilidade muito necessária no mundo das startups. No consumo, essa geração busca produtos e serviços que podem ser personalizados de acordo com suas preferências e necessidades.

A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, teve a experiência de jogar conectada pela internet, alterando completamente a maneira como se sociabilizam e interagem com as marcas. A autenticidade e a experiência social são fundamentais para eles, favorecendo marcas que compartilham seus valores e proporcionam interações sociais.

Por último, a Geração Alpha, que nasceu depois de 2010, está crescendo em um mundo com jogos imersivos e super interativos, que permitem a co-criação. Essa co-criação é algo que eles também esperam no mundo real, desejando ver seus próprios valores e diferenças refletidos nas marcas que escolhem consumir.

Então, vemos que os videogames têm desempenhado um papel importante na formação das nossas gerações. Para o mundo do varejo, compreender essas tendências é crucial para desenvolver estratégias de sucesso. Com as pessoas cada vez mais dedicando mais tempo aos jogos do que à educação, é fundamental reconhecer o impacto dessa influência no comportamento de consumo.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo | @caiocmgo