A confiança do consumidor do Estado de São Paulo teve novo recorde de baixa e chegou a 79 pontos em julho, segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Foi o pior resultado desde que a pesquisa começou a ser feita, em abril de 2005. No Brasil, o INC registrou 84 pontos em julho.

"Por ser o estado mais industrializado, São Paulo é mais sensível à crise econômica. Inclusive, a crise começou nesta região e é mais intensa no setor industrial, o qual tem um peso grande na economia paulista", aponta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Em julho do ano passado, o INC de SP foi de 135 pontos. Em 2015, a série apresentou os seguintes valores no Estado: 126 (jan), 107 (fev), 104 (mar), 89 (abr), 86 (mai), 80 (jun).

O INC considera que abaixo de 100 pontos está o campo do pessimismo e, acima de 100 pontos, o campo do otimismo.

Regiões

Nas regiões avaliadas pelo INC em julho, o resultado foi o seguinte: 67 pontos no Sul; 83 no Sudeste; 90 no Norte/Centro-Oeste; 93 no Nordeste. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ipsos entre os dias 15 e 31 de julho em todas as regiões brasileiras.
Share To:
Magpress

Falando de Varejo

O Falando de Varejo é o maior blog sobre o varejo brasileiro, no ar desde julho de 2008. Navegue por nosso site e conheça nossas dicas e artigos especiais. Quase 6 milhões de pessoas já passaram por aqui. Clique nos links abaixo para nos seguir também nas principais redes sociais.

Post A Comment: