terça-feira, 4 de agosto de 2015

Revista da Coop aumenta tiragem e adota nova estratégia de comunicação

Para atender a reivindicação dos seus leitores e cooperados e também reforçar seu compromisso social, a Coop – Cooperativa de Consumo aumentou em 40% a tiragem da sua revista.

“Bom para os leitores, que terão mais praticidade de acesso à publicação e melhor ainda para os 3 mil assistidos das nove unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)”, explica a editora Raquel Santos, referindo-se ao importante papel social que a Revista Coop desempenha.

Isto é, metade do preço de venda de cada exemplar, descontados os impostos, vai para a Federação das APAEs do Estado de São Paulo, que se encarrega de distribuir a doação às unidades instaladas nas cidades onde a Coop atua. “Quanto mais exemplares vendidos, maior o valor repassado à APAE e, por tabela, melhor qualidade de vida àqueles que usam os serviços oferecidos pela entidade”, reforça.

Por mais de 25 anos a publicação foi distribuída gratuitamente à família cooperada, porém a partir de 2010, a Coop decidiu democratizar a distribuição, passando a cobrar R$ 2,00 por exemplar e dirigindo metade do valor à Federação das APAEs do Estado de São Paulo. Ao invés de 40 páginas, a publicação cresceu para 100 páginas, as quais trazem matérias que abordam saúde, comportamento, turismo, cultura, lazer, sustentabilidade e gastronomia com receitas de grandes chefs e culinaristas, além de crônicas assinadas pela escritora e jornalista Danuza Leão.

De acordo com a editora, os 50% restantes mal cobrem os custos de produção da revista. “Trata-se de um produto social da Coop que não visa resultados financeiros”, argumenta. Até agora, cerca de R$ 450 mil foram doados à Federação desde o início do projeto e para fortalecer a parceria com a APAE e, ao mesmo tempo, fazer a revista crescer ainda mais, a Coop contratou os serviços da Agência Martins Publicidade, de Santo André, para a captação de novos anunciantes.

Até agora, os espaços de anúncios na Revista Coop eram reservados exclusivamente aos fornecedores da rede. Com a nova política de divulgação, empresas de qualquer porte ou localização poderão trabalhar sua marca ou serviço nas páginas da revista. “De certa forma estamos atendendo a uma demanda que já existe, pois muitas empresas se mostram interessadas em participar de nossas edições, uma vez que nossa publicação é um importante veículo de comunicação em todas as praças onde atuamos”, completa a editora Raquel Santos.

Sobre a Coop: Atualmente é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina e ocupa a 13ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). São cerca de 5,4 mil colaboradores diretos, 28 unidades de distribuição - 21 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e uma em Tatuí, além de três postos de combustíveis e sete drogarias externas.

Como cooperativa, seu principal escopo é oferecer os melhores serviços com preços justos, além de reverter benefícios para seus cooperados e comunidade, como a Blitz da Saúde que percorre as unidades fazendo aferição de pressão arterial e teste de glicemia a fim de oferecer um serviço de orientação e informação de saúde aos participantes, além do ciclo de palestras gratuitas; programa de saúde e qualidade de vida por meio do Mexa-se nas unidades; retorno das sobras do exercício, quando ocorrerem; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes onde possui unidades de distribuição.