segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Qualificação fortalece varejo gaúcho na região da Fronteira

Treinamentos do programa Q Comércio organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS acontecem em todo o estado

Se o momento econômico é de instabilidade nada mais importante do que investir na Qualidade. Com esse pensamento empresários de Uruguaiana participam ao longo dos meses de setembro e outro da capacitação do programa Q Comércio, desenvolvido pela FCDL-RS com apoio do SEBRAE/RS. A intenção é capacitar, instrumentalizar e reconhecer o comércio que adotar o modelo de gestão da qualidade, com base nos critérios da excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).

Para a empresa Dimacar Multimarcas, de Uruguaiana, a participação já trouxe resultados importantes. A loja que comercializa automóveis e motocicletas abriu novas frentes no mercado passando a operar com a linha de caminhões leves desde o início desse ano. A empresa foi agraciada com os troféus Bronze e Prata e trabalha para esse ano conquistar o Ouro.

- É um ano complicado e trabalhar a Qualidade tem sido fundamental para nossos negócios. Através da ferramenta de gestão, o Scopi, monitoramos o nosso Planejamento Estratégico. Conseguimos gerenciar melhor as ações voltadas para atender à exigência cada vez maior do consumidor - comentou o sócio gerente, Edison Rivelino Castelhano da Silveira.

As capacitações em Uruguaiana ocorrem nos dias 15 e 22 de setembro na CDL Uruguaiana localizada na Rua Duque de Caxias, 2173, Centro. Em Alegrete os encontros estão previstos para os dias 18 e 25 de setembro na CDL Alegrete, na rua General Sampaio, 1054, Centro.

Neste ano, são 185 os novos empreendimentos que se agregaram ao programa. Os encontros ocorrem até o dia 2 de outubro, em 20 cidades gaúchas.

- O Q Comércio, é sem dúvida, uma das iniciativas mais destacadas que a FCDL-RS coloca em prática. As aulas práticas, o uso do software de gestão (Scopi), o diagnóstico e as consultorias permitem que o empresário e seus colaboradores ampliem seus conhecimentos nas técnicas de gestão, além da melhora na lucratividade do negócio, a melhora do nível da qualidade dos serviços prestados e o aumento da participação no mercado e nível de competitividade - aponta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Em quatro anos de atividades, o Q Comércio já beneficiou cerca de 1.000 empresas oferecendo 700 horas de treinamento e 800 horas de consultoria.

Nesta etapa do Programa, os empresários do varejo recebem capacitação nas áreas de planejamento estratégico, gestão de negócios, além do treinamento do uso do software de gestão de projetos SCOPI. A segunda fase do Q Comércio é a consultoria e acontece na própria loja cadastrada.

Os municípios onde estão ocorrendo as capacitações do Programa Q Comércio são os seguintes: Porto Alegre, Uruguaiana, Jacutinga, Caxias do Sul (com duas turmas) São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Santa Rosa, Novo Hamburgo, Rio Grande, Lajeado, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Alegrete, Santo Antônio da Patrulha, Ibirubá, Santa Maria, Carazinho e Agudo.