quinta-feira, 28 de abril de 2016

Prêmio ABF Destaque Franchising 2016: setor reconhece destaques do mercado brasileiro

Associação Brasileira de Franchising anunciou vencedores da edição 2016 da principal distinção do franchising nacional


Reconhecer redes, profissionais e personalidades por sua contribuição ao desenvolvimento da indústria do franchising brasileiro: esta é a essência do Prêmio ABF Destaque Franchising, mais importante distinção do franchising nacional e que a entidade promove há 22 anos. “Para a ABF, este Prêmio reflete a própria evolução do setor e nada melhor do que valorizar franqueadores, franqueados, profissionais e personalidades que com seu trabalho estão elevando o sistema de franquias no Brasil a um novo patamar a cada ano”, afirma a presidente da ABF Cristina Franco.

Seis categorias compõem a premiação: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Jornalismo, Trabalho Acadêmico, Personalidade do Franchising e Sustentabilidade. Este ano, apenas o vencedor desta última categoria será anunciado posteriormente, durante a 25ª ABF Franchising Expo (de 15 a 18 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo).

Destaques do Ano

O “Franqueador do Ano” é a rede iGUi Piscinas, prêmio conferido com base nos resultados da Pesquisa do Selo de Excelência em Franchising. Maior fabricante de piscinas em fibra de vidro do mundo e marca mais internacionalizada do Brasil de acordo com a Fundação Dom Cabral, a rede possui cerca de 800 unidades franqueadas (entre pontos de venda e fábricas), distribuídas por 33 países nas Américas, Europa, África e Oriente Médio, com as marcas iGUi Piscinas, iGUi Trata Bem - especializada em limpeza e tratamento da água – e iGUi Internacional. O Grupo conta com mais de 40 fábricas franqueadas no Brasil, Argentina, México e Portugal. Fundada em 1995 por Filipe Sisson, a empresa foi responsável por criar o mercado de marcas para o seu segmento no mundo, já tendo instalado mais de 300.000 piscinas.

A “Personalidade do Franchising” em 2015 foi Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário e diretor-presidente da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Sob seu comando, a marca paranaense criada em 1977 consolidou-se como a maior franquia do Brasil em número de unidades, atualmente com mais de 3,7 mil pontos de venda e 7 mil colaboradores diretos. Detentora das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box, a rede é líder também no segmento Esporte, Saúde, Beleza e Lazer.

Com o case “Litros de Vantagem e Economia de Água”, Jaime de Jesus Silva, da iGUi Piscinas, sagrou-se “Franqueado do Ano”. A crise hídrica que teve seu ápice no início do ano passado levou o proprietário da loja iGUi em Guarulhos (SP) a propor à franqueadora comprar água de caminhões pipa que não explorassem o reservatório da Cantareira, o mais afetado pela estiagem e fonte de abastecimento da região. Com slogans como “Compre a piscina e a água é por nossa conta” e foco na divulgação da economia de água proporcionada pelos filtros iGUi, a estratégia de marketing e sustentabilidade para manter as vendas e reduzir o consumo de água beneficiou outros franqueados da rede.

Três pesquisadores da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) são os vencedores na categoria “Trabalho Acadêmico”. Abraham Sin Oih Yu, Helder de Souza Aguiar e Paulo Tromboni de Souza Nascimento conquistaram o Prêmio com a tese de doutorado “Market and Technical Capabilities in Associated Business Development” (Capacidades Mercadológicas e Técnicas no Desenvolvimento de Negócios Associativos).

Destaque Jornalismo

Dentre 138 matérias inscritas, cinco renderam aos seus autores o Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria Jornalismo, dividida em cinco subcategorias. Em jornal, a vencedora foi Katia Simões, do Valor Econômico, com a reportagem “Empreendedor cada vez mais jovem vê chances de ascensão”. Na mídia digital, Mariana Desidério, do portal Exame.com, venceu com a matéria “15 fatores para considerar antes de investir numa franquia”. “Quando o mercado chora, eu vendo lenços” foi a melhor reportagem em revista, assinada por Angela Miguel, da Gestão & Negócios. Na subcategoria Sustentabilidade mídia digital, a vencedora foi Larissa Coldibeli, do UOL, com a reportagem: “Hostel coleta pingos do ar-condicionado – veja como empresas economizam água”. E, por fim, em Sustentabilidade mídia impressa, a maté ria “Negócio de coragem”, escrita por Andrea Vialli para o Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE da revista Página 22 foi a vencedora.

“Cada um dos premiados apresentou a seu modo peças fundamentais que contribuíram para o desenvolvimento do franchising brasileiro de forma sustentável e valorosa para todos nós que fazemos parte desse setor e, portanto, merecem nosso reconhecimento”, parabeniza Cristina Franco.