Confira a lista!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Prêmio ABF Destaque Franchising 2016: setor reconhece destaques do mercado brasileiro

Associação Brasileira de Franchising anunciou vencedores da edição 2016 da principal distinção do franchising nacional


Reconhecer redes, profissionais e personalidades por sua contribuição ao desenvolvimento da indústria do franchising brasileiro: esta é a essência do Prêmio ABF Destaque Franchising, mais importante distinção do franchising nacional e que a entidade promove há 22 anos. “Para a ABF, este Prêmio reflete a própria evolução do setor e nada melhor do que valorizar franqueadores, franqueados, profissionais e personalidades que com seu trabalho estão elevando o sistema de franquias no Brasil a um novo patamar a cada ano”, afirma a presidente da ABF Cristina Franco.

Seis categorias compõem a premiação: Franqueador do Ano, Franqueado do Ano, Jornalismo, Trabalho Acadêmico, Personalidade do Franchising e Sustentabilidade. Este ano, apenas o vencedor desta última categoria será anunciado posteriormente, durante a 25ª ABF Franchising Expo (de 15 a 18 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo).

Destaques do Ano

O “Franqueador do Ano” é a rede iGUi Piscinas, prêmio conferido com base nos resultados da Pesquisa do Selo de Excelência em Franchising. Maior fabricante de piscinas em fibra de vidro do mundo e marca mais internacionalizada do Brasil de acordo com a Fundação Dom Cabral, a rede possui cerca de 800 unidades franqueadas (entre pontos de venda e fábricas), distribuídas por 33 países nas Américas, Europa, África e Oriente Médio, com as marcas iGUi Piscinas, iGUi Trata Bem - especializada em limpeza e tratamento da água – e iGUi Internacional. O Grupo conta com mais de 40 fábricas franqueadas no Brasil, Argentina, México e Portugal. Fundada em 1995 por Filipe Sisson, a empresa foi responsável por criar o mercado de marcas para o seu segmento no mundo, já tendo instalado mais de 300.000 piscinas.

A “Personalidade do Franchising” em 2015 foi Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário e diretor-presidente da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Sob seu comando, a marca paranaense criada em 1977 consolidou-se como a maior franquia do Brasil em número de unidades, atualmente com mais de 3,7 mil pontos de venda e 7 mil colaboradores diretos. Detentora das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box, a rede é líder também no segmento Esporte, Saúde, Beleza e Lazer.

Com o case “Litros de Vantagem e Economia de Água”, Jaime de Jesus Silva, da iGUi Piscinas, sagrou-se “Franqueado do Ano”. A crise hídrica que teve seu ápice no início do ano passado levou o proprietário da loja iGUi em Guarulhos (SP) a propor à franqueadora comprar água de caminhões pipa que não explorassem o reservatório da Cantareira, o mais afetado pela estiagem e fonte de abastecimento da região. Com slogans como “Compre a piscina e a água é por nossa conta” e foco na divulgação da economia de água proporcionada pelos filtros iGUi, a estratégia de marketing e sustentabilidade para manter as vendas e reduzir o consumo de água beneficiou outros franqueados da rede.

Três pesquisadores da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) são os vencedores na categoria “Trabalho Acadêmico”. Abraham Sin Oih Yu, Helder de Souza Aguiar e Paulo Tromboni de Souza Nascimento conquistaram o Prêmio com a tese de doutorado “Market and Technical Capabilities in Associated Business Development” (Capacidades Mercadológicas e Técnicas no Desenvolvimento de Negócios Associativos).

Destaque Jornalismo

Dentre 138 matérias inscritas, cinco renderam aos seus autores o Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria Jornalismo, dividida em cinco subcategorias. Em jornal, a vencedora foi Katia Simões, do Valor Econômico, com a reportagem “Empreendedor cada vez mais jovem vê chances de ascensão”. Na mídia digital, Mariana Desidério, do portal Exame.com, venceu com a matéria “15 fatores para considerar antes de investir numa franquia”. “Quando o mercado chora, eu vendo lenços” foi a melhor reportagem em revista, assinada por Angela Miguel, da Gestão & Negócios. Na subcategoria Sustentabilidade mídia digital, a vencedora foi Larissa Coldibeli, do UOL, com a reportagem: “Hostel coleta pingos do ar-condicionado – veja como empresas economizam água”. E, por fim, em Sustentabilidade mídia impressa, a maté ria “Negócio de coragem”, escrita por Andrea Vialli para o Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE da revista Página 22 foi a vencedora.

“Cada um dos premiados apresentou a seu modo peças fundamentais que contribuíram para o desenvolvimento do franchising brasileiro de forma sustentável e valorosa para todos nós que fazemos parte desse setor e, portanto, merecem nosso reconhecimento”, parabeniza Cristina Franco.

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search