quinta-feira, 5 de maio de 2016

A nova ciência no varejo

por Igor Paparoto*

Nada como um momento de forte oscilação de demanda, bem diferente dos últimos 10 anos, para que paremos e repensemos nossa vida de varejistas.

Estava literalmente “esfriando a cabeça” em um janeiro frio de NY, na última NRF, procurando tecnologias e metodologias que nos auxiliassem a atravessar estes momentos bem complicados. Estava também procurando um amigo de longa data que está trabalhando nos EUA em tecnologia aplicada ao varejo.

Já há algum tempo, tentando sempre aprimorar a nossa prática de planejamento e gestão de sortimento , me deparei com um livro incrível , de uma empresa americana, a 4R. O nome da empresa é sugestivo: Right product, Right place, Right time, Right Profit. São os 4R que equivalem ao nirvana de qualquer varejista.

Igor Paparoto, CEO da PMVarejo

O modelo de negócio, sui generis. Defino hoje como “inteligence as a service”. Dois professores renomados, um de Harvard e um de Wharton, desenvolveram modelos estatísticos para suportar as análises de sua consultoria a varejistas.

Estes modelos se transformaram em uma poderosa ferramenta/metodologia, que analisa inúmeras informações/ variáveis do varejista e lhes indica os melhores caminhos em relação à tomada de decisão do seu sortimento, semanalmente, através de relatórios e conference calls.

Eles partem da premissa básica e poderosa que, o estoque é como um investimento em ações. Você escolhe um portfolio e o gere, para maximizar lucro/retorno. Utilizam a lógica de wall street, seus algoritmos e métodos, para analisar quanto comprar de cada produto(ação), a que preço, quando e como descartá-lo (remarcar, tirar do portfolio, diminuir sua quantidade, etc)

Com uma abordagem simples, do tipo : diagnóstico, piloto e roll out, identificam oportunidades em sub categorias de produtos, mensuram um range de benefícios, escolhem, em conjunto com o varejista, categorias para prova de conceito (o piloto) e depois, suportam o roll out, ou de todas as categorias, ou aquelas testadas em todas as lojas, ou todas as categorias em todas as lojas.

Para quem tem equipes comerciais e de planning, servem como advisors e complementam as análises. Para quem não tem equipe de planning ou possuem uma pequena, funcionam quase como
um outsourcing.

Ah! me deparei com o stand da 4R na NRF. Óbvio dei um pulo lá. Quem encontro? O amigo que estava procurando e que, há muito pouco tempo, está apoiando a 4R em sua expansão na América Latina.

Entre um papo e um café, rapidamente tivemos o prazer de ter a presença do CEO da 4R no 17o backstage do varejo, evento já consagrado da ABIESV, no último dia 12 de abril. Mr. Kevin nos brindou com um pouco mais de detalhes da filosofia da 4R e com 3 cases que demonstraram como a 4R auxiliou os seus clientes a atravessarem a forte crise pela qual o varejo americano passou, a partir de 2008.

Espero que nosso varejo também tenha interesse em utilizar estes métodos de êxito comprovado. Nós, da PMVarejo, suportaremos a 4R no Brasil.

Igor Paparoto é CEO da PMVarejo - www.pmvarejo.com.br