quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Machine learning prediz necessidades e alavanca vendas no varejo físico

De que forma os tabloides de ofertas em papel podem ser transformados em experiências personalizadas digitais mensuráveis no PDV​?​


Todos nós já recebemos em nossas caixas de e-mail ou celulares inúmeras mensagens de promoções e ofertas de produtos que nunca compraríamos ou que não temos a intenção de adquirir nem mesmo daqui um ano.

É fato que os consumidores são bombardeados frequentemente por anúncios que não lhes interessam: o solteiro que recebe ofertas de produtos infantis da farmácia ou vegetarianos que são alvo de promoções no ‘dia especial da carne’ no supermercado.

Os investimentos nesses anúncios são considerados mais que improdutivos, são desperdícios, afinal são simplesmente ignorados. Quando muito, danificam a imagem ou o prejudica o faturamento do anunciante. Muitos comunicados massivos, sem direcionamento ou ainda com precificação incorreta podem inclusive levar seu cliente para a concorrência. Os consumidores estão cada vez mais informados e conectados, e não são mais facilmente iludidos.

Com PIB brasileiro em queda livre e a taxa de desemprego beirando os 12%, os gráficos das vendas no varejo não pararam de cair. Com objetivo de reverter o cenário e aumentar as vendas, os líderes do varejo já investem em tecnologias de inteligência artificial capazes de predizer os próximos passos do consumidor e acioná-lo apenas com ofertas realmente relevantes. Seja a partir de suas preferências de consumo, seu comportamento digital ou sua localização.

O retorno sobre investimento feito para mapear e estudar o comportamento do consumidor em cada uma das missões de compra, e identificar quem está suscetível a comprar determinados produtos, em determinada região, num momento oportuno, pode trazer um aumento de aproximadamente R$ 15 para cada R$1 investido em marketing direto. “A Propzmedia desenvolveu um conjunto de ferramentas, tecnologias e algoritmos que permitem ativar consumidores específicos com ofertas relevantes e personalizadas de forma automatizada, no melhor momento de consideração de compra e pelo canal mais eficaz de comunicação”, explica Manuel Guimarães, co-fundador da Propzmedia. “Entendemos que a inteligência artificial viabiliza o poder preditivo do marketing no varejo físico”, destaca.

Quem é a Propzmedia?

É uma empresa de tecnologia pioneira na aplicação de inteligência artificial para alavancar vendas no varejo físico. A combinação de CRM, Big Data e machine learning, aliada à expertise no segmento, automatiza de forma personalizada o envio de campanhas de marketing digital em múltiplos canais. A tecnologia desenvolvida pela Propzmedia é capaz de entender a jornada de consumo, predizer ofertas mais atraentes e reagir em tempo real, ativando os consumidores certos momentos antes de cada missão de compra.
Entre seus principais clientes estão Bradesco, Via Varejo, Cencosud e Dotz. Informe-se sobre a oferta no www.propzmedia.com​