Latam Retail Show- O maior evento de varejo da América Latina
  • Últimas postagens

    Economia circular é o tema da palestra dessa semana na Casacor SP

    Analistas de sustentabilidade da Leroy Merlin explicam o conceito de sustentabilidade usando exemplos práticos que deram certo nas lojas da marca

    Como fabricar um produto respeitando um novo modelo de negócio: repensando suas origens, sua utilidade e sua destinação final? Essas questões, que estão no dia a dia da área de sustentabilidade da Leroy Merlin, já deram origem a novos produtos e serviços dentro da rede Leroy Merlin. Agora, o debate será ampliado a partir da apresentação dos cases que os colaboradores da maior rede varejista de material de construção estão trazendo para a CASACOR São Paulo. A apresentação é aberta a quem estiver na mostra de decoração.


    “Reaproveitando o lixo a Leroy Merlin deixou de importar papel da China. Criou um novo produto, o Papel Pintor, que gerou lucro em 600% e diminuiu o custo com destinação de resíduos em 130%. Isso sem falar na qualificação de um fornecedor nacional e das árvores que estão sendo poupadas”, resume Livia Lopes, analista de sustentabilidade da Leroy Merlin, no vídeo que explica o processo de economia circular em prática na rede da maior varejista de construção do país. O material faz parte da apresentação que ela e outros três colegas – Baptiste Rocher (com ela na foto), Juliana Vieira e Lívia Neves – coordenam na CASACOR SP nessa sexta-feira, dia 13, a partir das 17h.

    A busca pelo desenvolvimento sustentável fez a marca investir na maior mostra de design e arquitetura da América Latina. Na CASACOR a Leroy Merlin é parceira de Sustentabilidade e na edição paulistana patrocina a Casa Sustentável, um espaço criado para mostrar que é possível aliar beleza, praticidade e sustentabilidade numa casa de verdade.

    “Para nós, o desenvolvimento sustentável não é apenas um conceito, e sim uma atitude fortemente marcada em nosso DNA. Ele é parte de nossa estratégia de negócio e nos guia na tomada de decisões, desde a construção de nossas lojas até a escolha de nossos produtos”, salienta Paulo José, diretor de Comunicação da Leroy Merlin.

    Economia circular

    Economia circular é um conceito baseado na inteligência da natureza, opondo ao processo produtivo linear o processo circular, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.

    Papel pintor é exemplo

    A ação é baseada no conceito de economia circular e nasceu de uma conta que os funcionários fizeram: a quantidade de papel que vai para o lixo na loja Tietê. Quando se deram conta de que mensalmente eram jogados fora 10 toneladas, entre papel e papelão, o grupo passou a se conscientizar da necessidade de uma ação mais responsável. Assim, o comitê de sustentabilidade entrou em contato com indústrias de papel e conseguiu viabilizar a parceria com um fornecedor para aproveitar o lixo, que reciclado, virou bobina de papel para pintura.

    Serviço

    Workshop com palestra e debate sobre Economia Circular
    Dia 13/07, às 17h
    CASACOR SP
    No Jockey Club de São Paulo,
    Av. Lineu de Paula Machado, 875
    Entrada franca para quem estiver na mostra de arquitetura

    Sobre a Leroy Merlin

    Consolidada no Brasil desde 1998, a Leroy Merlin é especializada em construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem. A excelência em atendimento e variedade de produtos fazem com que a empresa seja a grande referência do mercado. Segundo os dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO) a Leroy Merlin é líder do mercado varejista da Home Center. São mais de 80 mil itens divididos em 15 setores: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, tapetes, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardinagem, ferragens, organização, pintura, decoração, iluminação e cozinha.

    São 41 lojas espalhadas por dez estados brasileiros e o Distrito Federal, além do E-commerce, que atende todo o país. As lojas são equipadas com serviços especiais como mesa de bricolagem, fábrica de cores, espaço projeto, corte de madeira e vidro, coleta seletiva e drive-thru.

    A preocupação com a sustentabilidade se reflete nos processos internos. Esforço que começa a ser reconhecido internacionalmente. Treze lojas já receberam a certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental. A Certificação AQUA-HQE é considerada uma das certificações ambientais mais importantes do mundo. Criada em 2008 pelo Grupo Qualitel, organismo francês de certificação de empreendimentos, e desenvolvida e adaptada à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, ela visa não apenas racionalizar o uso da água e da energia elétrica nas construções, mas também promover o conforto e bem-estar da comunidade ao redor.

    Por tudo isso a Leroy Merlin se destaca como uma das melhores empregadoras do mercado varejista brasileiro, figurando no ranking anual Great Place to Work® Brasil, divulgado em parceria com a Revista Época, de 2013 a 2016. Ficou em oitavo lugar na lista das melhores em 2017.