[ListLayout]
×

Como garantir o sucesso da sua franquia em 2021

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19 e pelos longos meses de isolamento que a população tem passado para evitar o contágio da doença. Como consequência, o comércio enfrentou uma crise que prejudicou muito o desempenho do setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento também sofreu os impactos da crise, uma vez que o mercado de franquias teve queda de 10.5% no faturamento no ano passado. Apesar disso, para 2021 o cenário é promissor, já que muitos autônomos estão buscando negócios mais sólidos para investir.



Mas, para obter uma franquia de sucesso, não basta só abrir uma loja: é necessário disciplina e estratégias para que a empresa se destaque em meio a tantas opções.

Para uma marca sair na frente das demais ela deve ter a própria personalização, ou seja, cada vez mais customizar e entender a vontade dos clientes. É necessário ter em mente que as pessoas são únicas e que devemos nos comunicar com elas de forma individualizada. Além disso, a proximidade com o consumidor é essencial para ele saber que a sua marca transcende o produto. Dessa forma, estar presente em todos os canais de comunicação é fundamental para que o público escolha a forma como deseja manter o contato, ainda mais na Era Digital.

Outro ponto que também é primordial para o bom êxito da rede é ter um relacionamento de confiança com os franqueados. De nada adianta a franqueadora ter milhares de ideias, colocar energia para criar e inovar se o franqueado não concordar com os planos. Até Por isso é importante, ao optar por uma franquia, entender como é o negócio, como funciona o produto, a área, as táticas que deve seguir e como comandar e estabelecer a companhia. Uma dica que dou é: converse bastante com todos os envolvidos no projeto para ter uma noção do DNA da empresa, de como será sua rotina e suas demandas. Temos que ter cuidado com os detalhes, entender a necessidade do mercado e não parar de modernizar. Se me cabe dar um conselho: sempre deixe claro para o cliente qual é o seu propósito, pois cada vez mais percebemos que as pessoas se conectam com uma causa, muito além do produto - e isso faz toda a diferença nos dias de hoje, vai por mim!

Artigo escrito por Veronicah Sella, cofundadora da marca Criamigos, rede de franquias de pelúcias personalizáveis.

Comentários