quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Como manter os colaboradores motivados e alinhados aos princípios da empresa?

Especialista em RH aponta solução que trabalha em prol da saúde organizacional a partir de diagnósticos em tempo real

A manutenção da saúde organizacional (também chamada de fit cultural) é um dos principais desafios das áreas de Recursos Humanos (RH) das empresas. Segundo Marcelo Nóbrega, Conselheiro para Inovação e Soluções em RH da HSPW (Healthy and Safe Place to Work), não é tarefa simples manter os colaboradores felizes, motivados e alinhados aos valores organizacionais. Isso se dá por diferentes razões, inclusive pela rápida ascensão do trabalho remoto nos últimos anos, que tem trazido felicidade para uns e angústia para outros, em maior ou menor medida.



“Cada empresa tem seu próprio ritmo e cultura e, dependendo do perfil da pessoa, há maior ou menor probabilidade de envolvimento e permanência na organização. Além de avaliar experiências e competências, é preciso identificar o quanto os objetivos, valores e ideais da empresa e do colaborador estão alinhados. A plataforma HSPW faz isso”, aponta o especialista.

O desenvolvimento de programas de desenvolvimento e engajamento são algumas das tarefas do RH. Dentro desta perspectiva, uma ferramenta que acompanha a saúde integral, com diagnósticos de saúde (física, mental, financeira e organizacional), em tempo real, é uma aliada, uma vez que acompanha as principais questões relacionadas a estes temas. Com isso, evita-se desgastes que podem muito bem ser prevenidos e endereçados no dia a dia da empresa, de forma simples e objetiva.

Por vezes, é já durante o processo seletivo que acontece um fenômeno chamado de rapport, que é a criação de uma conexão, na qual o profissional se identifica com os princípios, visão e missão da empresa, gerando um sentimento que faz com que ele “vista a camisa”. A ciência de dados e inteligência por trás da plataforma ajuda a apontar as discrepâncias entre o fit desejado e o fit calculado, em questões como nível de comprometimento, coerência, compartilhamento de informações, planejamento e execução, resolução de problemas, senso de propriedade, visão humana e trabalho com alegria.

Além de medir os comportamentos mais presentes nos funcionários, a ferramenta apresenta diariamente uma série de conteúdos interativos criados por profissionais reconhecidos, como Jairo Bouer e Glenda Kozlowski, capazes de promover a mudança de hábitos, e também ajuda na resolução dos problemas, por meio de uma rede de serviços de saúde associados.

Sobre a HSPW (Healthy and Safe Place to Work) – Ao se deparar com um universo de pessoas que atendem aos critérios de alteração da saúde física e mental, um time experiente de profissionais, entre eles Jairo Bouer, Marcelo Nóbrega, Glenda Kozlowski, Nestor Sequeiros, Daniel Leipnitz, Cleisson Barboza, Ernani Carioni Filho e Mari Abreu, se uniu em 2021 para lançar a healthtech. Com sede administrativa e comercial em São Paulo e de desenvolvimento técnico em Santa Catarina, a primeira plataforma de acompanhamento da saúde integral dos colaboradores atende clientes em todo o Brasil. Os serviços são cobrados por meio de uma assinatura mensal, com base no número de colaboradores e associados envolvidos no processo de avaliação. A plataforma é acessível por smartphones, notebooks e desktops e atende à LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados. Mais informações podem ser encontradas em https://www.hspw.com/ e www.instagram.com/hspwpeople.