terça-feira, 21 de julho de 2015

Simpósio discute tendências das franquias de moda e cosméticos no Brasil

Evento irá reunir profissionais reconhecidos como Paulo Borges, da SPFW, Raquel Maia, da Pandora, Carla Assunção, da Swasrovski, e André Carvalhal, da Farm.

A Associação Brasileira de Franchising – ABF promove, no próximo dia 5/08, o Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos. O evento irá reunir profissionais e especialistas dos segmentos de franquias de Moda e Cosméticos para debater as tendências, estilos, inovações e desafios destes mercados. No primeiro trimestre de 2015, os segmentos de “Acessórios Pessoais e Calçados” (9%), “Vestuário” (7%) e “Esporte, Saúde, Beleza e Lazer” (14%) – que inclui Cosméticos – apresentaram expansões nominais significativas.

Celina Kochen, da ABF
Segundo a coordenadora do Comitê de Moda e Cosméticos da ABF, Celina Kochen, “embora o cenário macroeconômico não seja muito favorável, alguns fatores coma a queda das viagens internacionais e a interiorização do franchising tem deixado mais espaço para as franquias de moda e cosméticos”. A abertura de novas unidades franqueadas também continua em alta nos três segmentos: “Acessórios Pessoais e Calçados” (14%), “Vestuário” (10%) e “Esporte, Saúde, Beleza e Lazer” (8%).

A coordenadora do Comitê de Moda e Cosméticos da ABF ressalta, no entanto, que os desafios do segmento permanecem grandes. “Em um momento em que poder de compra do consumidor está em queda, a concorrência com os grandes magazines e outros players tende a se acirrar. Com isso, torna-se ainda mais importante investir em design de moda, novas tendências, além dos tradicionais atendimento e custo/benefício. No Simpósio, vamos buscar aproximar o mundo de franquias ainda mais da moda de ponta”, diz. Esse será o tema de um debate que contará com a participação de Paulo Borges, CEO da Luminosidade Marketing e Produções responsável pela SPFW. Outro diferencial de mercado fundamental é a construção de marcas sólidas, tema da explanação de André Carvalhal, da Farm. O perfil atual do empreended or será o tema da palestra de Marcelo Schmidt Machado, sócio fundador da rede Budha Khe Rhi Brasil.

O Simpósio também irá abordar a continua chegada de marcas internacionais ao Brasil. Celina Kochen explica que o potencial de nosso mercado, aliada a relativa pulverização do setor, continua a atrair players internacionais. Porém, adaptações ao mercado brasileiro são necessárias. Esse será o cerne de um debate que contará com a participação das CEOs das redes internacionais Pandora, Raquel Maia, e da Swasrovski, Carla Assunção.

SERVIÇO
Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos da ABF
Quando: 5 de agosto de 2015 (quarta)
Onde: Sede da ABF
Endereço: Av. das Nações Unidas, 10.989
Horário: 13h30 – 18h00
Valores: R$ 300 (Associado); R$ 450 (Não Associado)
Programação e inscrições: http://www.portaldofranchising.com.br/cursos-e-eventos-do-franchising/simposio-de-franquia-de-moda-e-cosmeticos-da-abf/244

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 28 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como Franchising/Franquia.

Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar a prática do bom franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade, estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar literaturas especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior.

Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo.