segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sebrae comanda Micro e pequenos negócios varejistas do Paraná em missões técnicas

Inscrições para as duas Missões Nacionais do Comércio 2015 estão abertas; edital inédito oferece subsídio para clientes do Sebrae e Sistema Fecomércio Sesc Senac, realizadores da iniciativa


Estão abertas até 14 de agosto as inscrições para duas missões técnicas nacionais exclusivas para empresários do comércio, promovidas pelo Sebrae/PR e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Voltadas a empresas paranaenses com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões, que desejam se aprimorar com base em referências de varejo do mercado brasileiro, a ação neste ano vem com uma novidade: um edital de subsídio de até 40% do valor do programa. O destino das missões é Curitiba e São Paulo.

Coordenador estadual de Comércio de Bens, Serviços e Varejo no Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior explica que cada missão, com três dias de duração, é composta por visitas técnicas a cerca de 15 empresas de destaque no comércio varejista nacional e workshops, com um especialista tratando de assuntos voltados ao varejo. “Nas visitas, o empresário pode conversar com o proprietário ou gerente a respeito de como surgiu o negócio, como se destacar no mercado, como está lidando com a crise. O foco são soluções que o mercado está praticando, para se desenvolver ou melhorar”, afirma.

Na parte da noite, ocorre o nivelamento do que foi visto ao longo do dia, por meio de um workshop. Neste ano, o especialista convidado irá tratar de assuntos como merchandising de loja e comunicação visual.

No ato da inscrição, o empresário escolhe se quer participar da missão técnica em Curitiba ou São Paulo. As vagas são limitadas a 20 participantes em cada cidade. A novidade desta edição é o subsídio oferecido pelo Sebrae e Fecomércio, que pode chegar a 40% do valor do programa. “Tem um quadro com a pontuação e o empresário vai se enquadrando. Se ele tem plano de trabalho para a viagem, pontua, se fez Empretec, Top Loja ou Varejo Mais [programas das duas entidades], pontua. São vários critérios”, detalha Dalquano Junior.

Assessor da presidência da Fecomércio, Paikan Salomon de Mello e Silva destaca que o edital vem dar mais transparência e condições de igualdade na competição por uma vaga na missão técnica, já que a procura vem crescendo ano a ano. “A possibilidade de subsídio está bem maior. Agora, é uma escala em que, quanto mais a empresa está presente dentro do Sebrae, Sesc e Senac, consumindo os produtos, mais desconto obtém.”

Troca de informações

Participante da última missão técnica realizada em Curitiba, em 2014, o empresário Edson de Souza Lima Júnior, da Biomist, sediada em Curitiba, destaca a troca de informações, que permite perceber desafios muito parecidos em diferentes segmentos, como um dos pontos chave do programa. Para ele, a oportunidade de aprender com erros e acertos de empresários de sucesso foi o grande ganho da experiência.

“Dois pontos me chamaram muita atenção. Primeiro, a excelência na qualidade, perseguida como obsessão pelas empresas visitadas. Segundo, a dificuldade de obter mão de obra de qualidade. É interessante, pois as empresas com modelos mais elaborados de acompanhamento da equipe tinham menores índices de rotatividade e melhores serviços prestados”, recorda.

Inscrições:

Interessados em participar da missão devem fazer a pré-inscrição pelo site www.sebraepr.com.br/missoes, baixar o edital e encaminhar a documentação necessária ao Sebrae/PR. O prazo para se inscrever é 14 de agosto. A classificação será divulgada até 1º de setembro, e o resultado final, após análise de recursos, ocorre em 4 de setembro. Em Curitiba, as visitas técnicas ocorrem entre 20 e 23 de setembro. Já em São Paulo, a missão está marcada de 25 a 28 de outubro.

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a melhor opção para obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis regionais e 12 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.