terça-feira, 25 de novembro de 2008

Duvidas de leitores: Materiais de merchandising ou pdv

Pergunta enviada por Cristiane Nogueira

Olá, Caio!

Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pelo blog e agradecê-lo pordisponibilizar seus conhecimentos e experiências no segmento de material de construção.
Em segundo lugar, gostaria de saber quais são as ações de merchandising e os materiais de ponto-de-venda mais eficazes para influenciar na decisão de compra do consumidor no varejo de materialde construção

Obrigada,
Cristiane

Olá Cristiane !

Esse tema é bem abrangente, e daria nao somente uma resposta, mas praticamente um livro inteiro (em breve, devo lançar o meu).
Falando superficialmente, acredito que temos duas caracteristicas chave:

Potência
Precificação

Para chamar a atenção, voce deve explorar sua potencia de exposição, com pontas de gondolas fartas, ilhas cheias, cestos derramando produtos. Essa sensação de fartura, de potencia, é essencial para passar uma boa imagem ao seu consumidor, principalmente os de perfil mais popular.

Precificação é mais do que importante e complementa o item de cima. Nao adianta de nada expor bem um produto se voce nao o precifica de maneira correta. Aí para isso, vale todo o arsenal de merchandising à sua disposição: splashes, banners, etiquetas, cartazes e por aí vai. O que vai variar é o tipo de produto e exposição necessária. Mas a unica coisa que importa é que a oferta seja sempre destacada, de modo a criar a sensação de "oportunidade única" para seu cliente.

Existem outros artigos ja postados aqui no blog, que explicam mais à fundo alguns desses conceitos. Reveja estes e se tiver mais alguma duvida, é so entrar em contato novamente.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/