sexta-feira, 27 de março de 2009

Matérias: Como usar cremalheiras no ponto-de-venda de forma criativa




Artigo publicado na newsletter da Gôndola.
Conhece a newsletter? Acesse o site e cadastre-se.
Cremalheiras

Nessa edição, vamos falar sobre cremalheiras.

Durante muito tempo, as cremalheiras foram consideradas equipamentos inferiores à expositores tradicionais como gôndolas e displays.

Para quem não sabe o que é uma cremalheira, é um tipo de equipamento composto por um perfil metálico perfurado, de modo a possibilitar a colocação de acessórios como bandejas e porta-gancheiras, entre outros.

A grande diferença entre outros equipamentos é que uma cremalheira sempre necessita de uma superfície, como uma parede ou uma coluna, para fixação e sustentação.

Por utilizarem uma menor quantidade de ferro do que as gôndolas em si, as cremalheiras se tornaram uma opção barata de exposição, muito usada em pequenos varejos, principalmente de bairro, ou regionalizados.

O grande problema é que se de um lado estava se fazendo economia, por outro lado, ao se utilizar este tipo de equipamento para exposição, as paredes ou superfícies onde eram fixadas ficavam completamente expostas, em alguns casos, até mesmo desvalorizando os produtos em exposição.
Nos últimos tempos, estamos assistindo a uma reinvenção do uso deste equipamento. As cremalheiras vem sendo trabalhadas incorporadas à painéis de materiais inusitados, como madeira e metal, ganhando valia e status no ponto de venda, e em alguns casos, são até mesmo trabalhadas com painéis fotográficos, compondo grandes murais.

A grande valia é a grande praticidade que este equipamento oferece, quando associado à esse tipo de painéis. Em alguns casos, já é possível inclusive encontrar o equipamento já composto por cremalheira e painel, cabendo ao cliente a criação e aplicação de sua arte personalizada.

Quando não utilizadas, as cremalheiras ficam praticamente imperceptíveis no ponto de venda, ao contrário de gôndolas ou displays, que quando subutilizados criam uma sensação de poucos produtos, ou falta de agressividade, passando uma imagem negativa ao consumidor.

Quando compostos por painéis fotográficos, mesmo quando vazios este equipamento cria um excelente impacto e visualização ao consumidor, associando uma imagem positiva ao ponto de venda.

Dada a praticidade, é possível uma infinidade de possibilidades diferentes, com combinações que vão de simples prateleiras, tal qual a exposição de gôndolas, à exposições diferenciadas e criativas, intercalando e até mesmo criando, novos meios de exposição.

Com certeza, é possível criar um ambiente de loja além de versátil, alegre e de bastante destaque.


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/