segunda-feira, 13 de julho de 2009

Carrefour vai inaugurar loja do Atacadão na Colômbia

Dois anos depois de ter desembolsado R$ 2,2 bilhões para ficar com o Atacadão, a rede mais cobiçada do “atacarejo” no Brasil, o Carrefour Brasil decidiu exportar esse modelo de loja para outros países. No primeiro trimestre do ano que vem, a multinacional francesa inaugura na Colômbia a primeira loja com o formato do Atacadão. Esse modelo de loja, que atende simultaneamente o consumidor do atacado e do varejo, tornou-se um sucesso no Brasil.

“Temos uma lista de países para os quais o modelo será exportado”, diz o diretor-presidente do Carrefour Brasil, Jean Marc Pueyo, sem revelar os endereços das novas lojas no exterior. Ele não descarta nem a possibilidade de abrir lojas do Atacadão na França. Segundo o executivo, é preciso analisar os mercados e ver se há demanda por esse tipo de loja. Pueyo lembra que a Metro, rede alemã de “hard discount” - com operação enxuta e preço baixo -, está na França e em vários países da Europa. “O Metro é um tipo de Atacadão, e é uma bandeira forte. Por que não abrirmos lojas nesse formato por lá?”, diz.

Ainda não está definido o nome que a loja terá na Colômbia. “Os executivos da Colômbia estão pesquisando o nome para ver o que seria melhor. Atacadão tem significado só no Brasil”, diz Pueyo. As equipes de trabalho do Carrefour da Colômbia estão sendo treinadas pelos brasileiros, exatamente para absorver a cultura do negócio, que, segundo o executivo, é um ponto chave para que esse formato tenha sucesso. Desde que foi comprado o Atacadão, em abril de 2007, a equipe que na época tocava a rede foi mantida, fator apontado por analistas como fundamental para o bom desempenho da rede. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.