quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pesquisa feita pelo Simerj em parceria com a Fecomércio revela intenção de compras dos consumidores em outubro

A combinação entre a queda nos preços e a chegada do Natal, associada ao aumento da massa salarial e da melhora do crédito, bem como a manutenção da desoneração do IPI dos produtos de linha branca, estimularam a confiança do consumidor na compra de eletroeletrônicos em outubro. Pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Município do Rio de Janeiro (Simerj), em parceria com a Fecomércio-RJ, aponta que 35,5% dos clientes em potencial no Rio têm a intenção de comprar novos equipamentos ainda este ano.

Tal qual em setembro, o levantamento apurou que 26,27% das intenções de compra para 2009 se concentram em dezembro. Segundo o levantamento, alguns fatores, como a presença do Natal e o acréscimo de renda resultante do 13º salário, justificam a disparidade entre dezembro e os demais meses do ano.

Os dados obtidos em outubro destacam o ventilador com a maior pretensão de compra entre os consumidores em potencial nesse terceiro quarto trimestre, com 48,57% do total. Período que concentra aproximadamente 70% das vendas anuais do setor de ventiladores e ar condicionados, o dado reflete o aquecimento deste mercado com a proximidade do verão. Na segunda colocação veio o telefone celular, com 43,27% – mesma posição registrada em setembro. A seguir, fogão e aparelho de DVD, com 42,67% e 34,64%, respectivamente.

O computador, a geladeira e a máquina de lavar foram os produtos menos lembrados pelos consumidores, com 31,33%, 30,18% e 27,86% da intenção de compra até o final do ano, respectivamente. Ressalta-se, no entanto, que a pesquisa foi realizada antes do anúncio da prorrogação da desoneração do IPI, programada anteriormente para 31 de outubro, o que explica o resultado desfavorável destes equipamentos, em especial dos dois últimos.