quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pós-crise: consumidor atentará à reputação social das empresas, dizem CEOs

Os CEOs (diretores-executivos) de empresas ao redor do mundo acreditam que, por conta da crise econômica, os consumidores darão mais importância à reputação social das empresas, buscarão gastar menos e serão mais ativos no desenvolvimento de produtos.

As conclusões são da 13ª edição da Pesquisa Anual Global de CEOs, realizada pela PricewaterhouseCoopers e divulgada nesta quarta-feira (27) durante o Fórum Social Mundial em Davos (Suíça). Para a edição, foram ouvidos 1.198 CEOs de 52 países, durante o último trimestre de 2009.

Comportamento

Ao serem questionados sobre “Como o comportamento dos consumidores irá mudar no longo prazo?”, 64% dos entrevistados disseram que eles irão dar mais ênfase a aspectos ambientais e sociais antes de fazer uma compra.

Outros 63% dos CEOs acreditam que os consumidores vão gastar menos e poupar mais, enquanto 60% responderam que eles estarão mais envolvidos no desenvolvimento de produtos e serviços.

Além disso, 54% dos diretores-executivos de todo o mundo disseram que os consumidores vão dar mais ênfase para marcas familiares, enquanto 36% responderam que eles darão uma atenção maior ao país de origem dos produtos que irão adquirir.

Preocupação

De acordo com os dados, empresas de Tecnologia, do Varejo e de Entretenimento e Mídia foram as que se mostraram mais preocupadas com as mudanças no comportamento dos consumidores, com 66%, 64% e 60%, nesta ordem, dos CEOs apontando tal preocupação.

Por outro lado, empresas do setor público, de Engenharia e Construção e de Bancos e Mercado de Capitais mostraram-se as menos preocupadas com a questão, com 26%, 37% e 37% das respostas dos CEOs, respectivamente.

Fonte: InfoMoney