quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dúvidas de leitores: Montando uma empresa de comunicação visual

Pergunta enviada por Giancarlo Ferri

Olá Caio !

Eu atuo no ramo de gráficas e gostaria também de ampliar meu negócio juntamente com mais sócios. Quero entrar no ramo de comunicação visual pois vem apresentando um bom desempenho no meu estado.
Gostaria, se possível, que você enviasse pra mim quais seriam os equipamentos básicos que eu necessitaria assim como os principais fornecedores para poder entrar nesse ramo. Até onde eu sei que precisarei de alguns tipos de maquina como impressora solvente, máquina de lona e outros.

Acredito que você tem boa experiência no mercado e pode melhor indicar as respectivas máquinas.

Desde já agradeço a vossa atenção,
Giancarlo.

Ola Giancarlo.

Agradeço o envio de seu e-mail.

Infelizmente, não venho atuando diretamente com comunicação visual (produção) há algum tempo, sendo que minhas atividades sempre foram mais centradas na criação e desenvolvimento de projetos e soluções de comunicação, como logotipos, placas e fachadas.

Sendo assim, não me sinto preparado para lhe apontar quais seriam as máquinas necessárias para o desenvolvimento de seu negócio, tampouco as marcas que estão atuando no mercado e que seriam recomendadas à você.

Pelo menos aqui em Sampa (não sei de qual região você é), muita coisa mudou com a lei imposta pela prefeitura, e muitas empresas até mesmo fecharam as portas ou perderam um pouco o destaque.

Também não sei ao certo qual o porte ou como você deseja iniciar seu próprio negócio. As plotters de impressão hoje se encontram com valores e modelos bem mais acessíveis do que há algum tempo atrás. Do que eu conheço do mercado, quando a empresa é pequena, geralmente ela primeiramente adquire uma plotter de corte (adesivos), por ter um custo ainda mais acessível, e busca terceirizar trabalhos de impressão. Comprando uma plotter de impressão de pequeno porte, terceiriza as grandes impressões, e por aí vai....

Não sei ao certo se pude lhe ajudar, mas espero ter lhe ajudado.
Também deixo o espaço aberto aos nossos amigos leitores aqui do blog, caso tenham alguma sugestão ao nosso amigo Giancarlo.

Um grande abraço,

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br