quarta-feira, 17 de março de 2010

Dúvidas de leitores: fluxo de caixa

Pergunta enviada por Itamar Silva, do Amazonas.

Olá Caio,

Me chamo Itamar Silva, tenho um mercadinho no interior do amazonas, e a quase um ano acompanho seu blog diariamente, que por sinal já me ajudou muito, me tirando duvidas sobre atendimento, vendas e muitas outras coisas.Caio Em 2007 passei por uma fase muito complicada e quase acabei fechando as portas. Em 2008 comecei a fazer promoções e a divulgar mais a loja, com propaganda na radio e com uma bicicleta de som e panfletos na qual divulgo os preços e promoções da semana. Com essas inovações em 2009 vendemos quase o dobro de 2008.

Mesmo com tudo isso preciso de uma ajuda: Estamos com uma venda muito boa, mais não consigo organizar as contas e as vezes fico pendente com alguns fornecedores e tenho que passa as vezes uma semana sem poder comprar por causas dos atraso. Se possível gostaria de algumas dicas para organizar as contas.

Gosto muito do seu blog. Para o ramo de varejo considero ele o numero 1 da net.

Desde já Agradeço.
Itamar Silva



Olá Itamar.

Como me deixa contente poder receber um e-mail como o seu.
Fico grato pelos elogios e pela audiência. O blog foi feito especialmente para empresários como você.

Vamos ao que interessa:

Itamar, não tem jeito.

Existem duas coisas básicas no fluxo de caixa. Entrada e saída. Quando a saída está maior do que a entrada, não existe muita solução num primeiro momento, a não ser rever custos e processos, para verificar onde está se pecando.
Pode ser no estoque, com produtos que não giram (vendem) o tanto quanto desejado, pode ser no preço que esteja pagando por eles, reduzindo muito sua margem.

Você diz que tem uma venda boa, talvez expressiva, mas insuficiente para controlar seus custos ?

Busque simplicidade: Reduza fornecedores, diminua o estoque, concentre em vender aquilo que realmente vende.
Reveja a questão de custos fixos da empresa, como readequação de salários (inclusive o seu), ou até mesmo o corte de alguns funcionários.

Não se trata de sair cortando tudo o que parece gastar dinheiro. Trata-se de buscar uma equalização. Tente fazer mais, com menos.
Continue a investir em promoção. Talvez não o rádio ou a bicicleta (que são mais para a grande massa), mas principalmente o panfleto (que você pode concentrar melhor seu foco em uma região, como o bairro que você atua, por exemplo). Funciona muito bem.

Outra coisa que sempre atrapalha: Fique de olho nos processos. Faça como diz o ditado: UMBIGO DO PATRÃO NO BALCÃO. Isso vai ajudar a perceber o que pode estar dando errado.

Também vou deixar o espaço aberto para os leitores aqui do blog opinarem sobre o assunto.
Pessoal, qual a sugestão ?

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br