quarta-feira, 3 de março de 2010

Dúvidas de leitores: Que cor escolher para a fachada?

Pergunta enviada por Elizangela Bizzotto

Olá Caio,

Estou montando uma loja de moda feminina e masculina, localizada em uma região comercial movimentada.


Tenho dúvidas referente as cores que devo escolher para a loja, estou pensando em trabalhar com as cores verde e pastel (como palha).

Uma das dúvidas é se colocar o verde na parede onde ficam as araras de roupa destacaria o produto, ou coloco um verde de tom mais escuro na parede de fundo já que a loja e de formato retangular.

Outra dúvida, é se posso trabalhar a cor da fachada diferente do interior da loja, as fachadas das lojas vizinhas são de cores fortes em tons de vermelho e lilás.

Qual é a melhor cor para a minha fachada?

Ficaria muito agradecida pela sua ajuda.

Atenciosamente,
Elisângela

Olá Elisângela.

Boa escolha de cores ! O verde é bom pelo apelo unissex, não fica nem muito masculino, nem feminino, no meio termo, adequado ao mix de produtos que você sugere.

O verde principalmente em tons escuros ajuda a valorizar os produtos em exposição, dando um ar mais sofisticado e intimista à exposição.

A Zara (rede de lojas) usa essa combinação em algumas lojas (Shopping Cidade Jardim - SP, por exemplo) e o resultado é muito bom, também utilizando prateleiras e outros expositores na cor preta para valorizar ainda mais o produto. Se você ainda puder utilizar uma iluminação mais aconchegante e intimista, com destaque para alguns produtos, melhor ainda.

O verde aplicado na parede lateral, vai deixar sua loja com uma cara mais estreita, ao passo que aplicado ao fundo deixará sua loja com aspecto menos profundo. Vale analisar com cuidado, de acordo com as dimensões que você tem.

Necessariamente, não precisa utilizar os mesmos tons para a fachada, mas é interessante sempre seguir uma linha de cores da mesma família, ou muito próximas, principalmente se a parte interna da loja possa ser visualizada do lado externo. No caso, se você utilizar o verde, vale a pena os tons naturais como o marrom, bege, outros tons de verde, etc.

No seu caso, como estão todos com cores muito vibrantes, vale a pena utilizar uma cor mais neutra, para criar um contraste e chamar a atenção. Aproveite da cor neutra, como um branco ou o palha e use uma grafia forte e colorida para a marca. Vale a pena. Uma outra dica é aproveitar e utilizar de materiais e revestimentos que valorize sua fachada em relação à concorrência, como pastilhas ou cerâmicas especiais. Veja o exemplo:



Espero ter lhe ajudado,

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br